Porto Alegre terá barreira sanitária no Salgado Filho a partir de segunda-feira

A ação pretende identificar e monitorar passageiros que ingressam na Capital eventualmente contaminados com novas variantes do coronavírus.

O Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, terá, a partir de segunda-feira (14), uma barreira sanitária. A ação pretende identificar e monitorar passageiros que ingressam na Capital eventualmente contaminados com novas variantes do coronavírus, conforme a Prefeitura.

A intenção é promover a identificação e a testagem já no aeroporto de pessoas sintomáticas ou assintomáticas que possam ter tido contato a nova variante. O objetivo é minimizar o impacto da entrada dessas variantes.

A abordagem proposta é a de passageiros que desembarquem em Porto Alegre com origem do exterior, independente de escala prévia no Brasil; passageiros de viagens domésticas, com origem no estado de São Paulo, Rio de Janeiro e Paraná, onde já há confirmação da variante delta, que foi identificada primeiramente na Índia. Também poderão ser incluídos passageiros de voos domésticos, oriundos de outros estados do Brasil, a partir do momento em que houver confirmação dessa variante ou outras.

O trabalho será realizado pela Diretoria de Vigilância em Saúde da Secretaria Municipal de Saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e apoio das companhias aéreas Azul, Latam, Gol e Copa Airlines, Fraport Brasil e Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Verificação terá seis etapas

O controle sanitária no Salgado Filho terá seis etapas. A primeira será a identificação do passageiro: nome completo, telefone, e-mail, endereço de moradia ou do local da estadia em Porto Alegre, cidade/país origem da viagem, itinerário nos últimos 14 dias. Depois, será realizada a triagem quanto à presença de sinais e sintomas. Os agentes também realizarão uma verificação de laudo (válido em inglês, português ou espanhol) com teste RT-PCR negativo para Covid-19 realizado no máximo 72 horas antes do embarque. Por último realizarão oferta de testagem, com Teste Rápido de Antígeno.

No caso de resultado positivo, será disponibilizada a possibilidade da coleta de teste de RT-PCR, conforme avaliação da equipe, orientação estrita de quarentena por 14 dias, conforme previsto na Portaria Federal nº654/2021, para viajantes com passagem pelo exterior. Essa quarentena será estendida para pessoas de outras localidades conforme forem confirmados casos de novas variantes; entrega de material impresso, com orientações gerais e de contato com a Vigilância Epidemiológica.