Motoristas de aplicativo fazem protesto pedindo reajuste em valores pagos por empresa

O grupo pede reajuste de 42% nos valores pagos por quilômetro rodado. Manifestação trouxe impacto ao tráfego em avenidas de Porto Alegre.

Motoristas de aplicativos realizaram protestos na manhã desta terça-feira (8) em Porto Alegre. O grupo pede reajuste de 42% nos valores pagos por quilômetro rodado. Conforme os manifestantes, eles recebem apenas R$ 0,90 a cada mil metros percorridos.

A manifestação se concentrou no Largo Zumbi dos Palmares, no bairro Cidade Baixa. Depois, o grupo percorreu as avenidas Borges de Medeiros e Ipiranga, passando em frente ao TRT (Tribunal Regional do Trabalho). Depois, os motoristas foram até a sede da Uber em Porto Alegre, na avenida Carlos Gomes, que teve congestionamento por volta das 9h15 da manhã.

Ao menos 100 carros participam do protesto. Um veículo, com marcas de deterioração, foi colocado sobre um guincho. Nele, foram escritas críticas à Uber. “Esse carro trabalhou para a Uber […] Dois anos e é assim que fica”, decretam as frases, fazendo referência ao mal estado do veículo.

Conforme os motoristas, a manifestação de hoje é para pedir que a Uber decida fazer uma mediação com os condutores. Duas reuniões entre a empresa, funcionários e o TRT já ocorreram, mas não houve acordo entre as partes. A Uber ainda não se manifestou sobre o protesto.