Milhares de sites são derrubados após problema em rede de distribuição de conteúdo

A suspeita é de que o problema tenha sido causado por falhas no provedor de serviços em nuvem Fastly, dos Estados Unidos

Sites de governos e de diversos veículos de imprensa internacionais apresentaram instabilidade na manhã desta terça-feira (8). Entre as páginas afetadas pelo mau funcionamento estão as da Casa Branca e dos governos da Itália e do Reino Unido, além dos jornais The New York Times, Le Monde e The Guardian e das emissoras BBC e CNN.

Sites de serviços digitais, como Amazon, PayPal, Reddit, Twitch e Spotify também mostraram instabilidade. Essas páginas apresentaram mensagens de “serviço indisponível” ou de “falha de conexão”.

A suspeita é de que o problema tenha sido causado por falhas no provedor de serviços em nuvem Fastly, dos Estados Unidos. A interrupção dos serviços prejudicou milhões de usuários da internet.

A Fastly não se manifestou sobre o ocorrido. Milhares de sites ao redor do mundo se conectam à essa rede de distribuição de conteúdo. Esse tipo de estrutura foi concebida para reduzir o tempo necessário para baixar páginas da web e arquivos maiores, como os de música e vídeo.