Leite anuncia que toda a população gaúcha adulta estará vacinada até 30 de setembro

Cálculos feitos pela SES a partir de projeções do envio de remessas de vacinas contra a covid-19 anunciadas pelo Ministério da Saúde indicam que será possível.

O governador Eduardo Leite anunciou, no final da tarde desta sexta-feira (4), que todos os gaúchos acima de 18 anos estarão vacinados com pelo menos uma dose contra a covid-19 até 30 de setembro.

Segundo o governador, cálculos feitos pela SES (Secretaria Estadual da Saúde) a partir de projeções do envio de remessas de vacinas contra a covid-19 anunciadas pelo Ministério da Saúde indicam que será possível. Até dezembro, a previsão é completar, com a segunda dose, o esquema vacinal de todos os imunizados.

“Temos, sim, a perspectiva de poder vacinar toda a população adulta do Rio Grande do Sul até o final do mês de setembro com a primeira dose. O Rio Grande do Sul é o Estado que mais vacina sua população. Estamos sempre no topo do ranking e somos o Estado que tem maior percentual da população com as duas doses da vacina. Essa é uma corrida em que todos ganham, e no Rio Grande do Sul, vamos continuar trabalhando para proteger sempre a nossa população”, enfatizou Leite.

De acordo com a secretária da Saúde, Arita Bergmann, o governo tem expectativa de que o Ministério da Saúde seja regular no envio das remessas e cumpra o calendário anunciado.

“Estamos mobilizados para continuar na distribuição ágil de todas as remessas, e os municípios seguem comprometidos de que não podemos deixar doses paradas nos postos, dinâmica que nos permite estar sempre no topo do ranking da vacinação no país. É fundamental que possamos cumprir esse cronograma para protegermos a população”, afirma Arita.

Calendário de vacinação

  • Junho: 100% do grupo mais vulnerável, 100% dos trabalhadores em educação, primeira dose para adultos entre 50 e 59 anos
  • Julho: primeira dose para adultos entre 40 e 49 anos
  • Agosto: primeira dose para pessoas entre 30 e 39 anos
  • Setembro: primeira dose para adultos entre 18 e 29 anos
  • Outubro, novembro e dezembro: concluir a vacinação, com segunda dose, àqueles imunizados com a primeira nos meses de julho, agosto e setembro.