INMET emite alerta de chuvas intensas em todo o Norte do Rio Grande do Sul

O aviso para chuva intensa e potenciais transtornos é válido entre a noite desta sexta-feira e o sábado (19). 

Compartilhe:

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para chuvas intensas na metade Norte do Rio Grande do Sul. Além do Estado, as precipitações devem atingir Santa Catarina e o Paraná. O alerta é válido entre a noite desta sexta-feira e o sábado (19).

Conforme o Instituto, há previsão de chuvas intensas, a partir da noite de sexta-feira e madrugada do sábado, com valores entre 50 a 100 mm, acompanhadas por rajadas de vento no centro/norte do Rio Grande do Sul, Santa Catarina e sul do Paraná.

A área de atenção no RS cobre as regiões Central, Noroeste, Norte, Vales do Rio Pardo, do Caí, Taquari, dos Sinos e Paranhana, Serra, Litoral Norte e região metropolitana de Porto Alegre.

As precipitações podem ser intensas. As maiores precipitações estão sendo projetadas para a região metropolitana de Florianópolis e o Vale do Itajaí. Há perigo potencial de alagamentos e deslizamentos de terra. Moradores devem ficar atentos também a possibilidade de transbordamento de rios.

Instruções em caso de chuvas intensas e temporais

  • Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
  • Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
  • Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).

Compartilhe: