Governo do RS reforça necessidade de medidas mais restritivas para conter a covid-19 em três regiões

Prefeitos e integrantes dos comitês técnicos dos municípios foram convocados para uma reunião.

O governo do Rio Grande do Sul, através do GT Saúde, reforçou nesta sexta-feira (11) a necessidade de medidas mais restritivas para conter a disseminação da covid-19 nas regiões de Ijuí, Santa Rosa e Passo Fundo.

Prefeitos e integrantes dos comitês técnicos dos municípios foram convocados para uma reunião em que foram definidos novos alinhamentos dentro do Sistema 3As de Monitoramento.

Segundo o governo do Estado, partir da análise dos dados monitorados diariamente pelo GT Saúde e pelo GT Protocolos, o Gabinete de Crise concluiu que as medidas adotadas nessas regiões não estão sendo suficientes para frear o contágio.

“Devido ao agravamento da situação da Covid-19 nas regiões, o governo do Estado decidiu fazer reuniões específicas, com acompanhamento do Ministério Público do Rio Grande do Sul. O procurador-geral de Justiça, Marcelo Dornelles, estará presente em todos os encontros”, disse o governo do Estado.

“Temos de evitar que mais pessoas venham a óbito e que o número de casos siga aumentando. Precisamos melhorar os planos, incrementar as medidas, e precisamos valorizar a técnica, a ciência, o parecer dos grupos técnicos regionais.”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Santa Rosa

Em Santa Rosa, o relatório do GT Saúde mostra que a região tem a segunda maior incidência de casos confirmados entre as 21 regiões Covid na última semana, e 63,5% superior à média estadual.

O número de óbitos cresceu 23,1% com relação à semana anterior, e a taxa de mortalidade é a nona maior do Estado. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 98,2%, e a região tem observado a necessidade de enviar pacientes para outras regiões.

Segundo Arita, os planos de Ação precisam de medidas mais consistentes para a redução do contágio de coronavírus. “Não pode ser uma carta de boas intenções, precisa ser um plano de ações concretas”, ressaltou.

Ijuí

Em Ijuí, houve um aumento de 14,1% de casos confirmados. A região tem sexta maior incidência de casos por habitantes entre as 21 regiões. Os óbitos também aumentaram, da última semana para cá, em 4,3%, e a taxa de ocupação de leitos de UTI é de 95,9%.

“As reuniões servem para reforçar a suma importância de fiscalizar, monitorar, conscientizar e vacinar. A vacina é um alento, mas só a vacina não resolve, e se não freamos o contágio, não teremos leitos suficientes para atender todos que precisarem”, alertou Arita.

Passo Fundo 

Em Passo Fundo, o número de óbitos cresceu 10,3%, e a região tem a terceira mais alta taxa de mortalidade entre as regiões Covid. A incidência de novos casos por 100 mil habitantes cresceu 8,5% com relação à semana anterior, e a região tem a maior incidência de novos casos entre as 21 regiões Covid.

Essa incidência é, também, 84% superior à média estadual. Além disso, a taxa de ocupação de leitos de UTI já passou de 100%, indicando esgotamento da capacidade hospitalar.