Governo do RS emite Alerta para região de Bagé para conter avanço da covid-19

Além disso, decidiu manter o Alerta de 13 regiões. O GT Saúde também emitiu um Aviso às regiões de Canoas, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

Após reunião realizada nesta quarta-feira (9), o Gabinete de Crise acatou a recomendação do GT Saúde e emitiu um novo Alerta para a região de Bagé para conter o avanço da covid-19.

Além disso, decidiu manter o Alerta de 13 regiões. O GT Saúde também emitiu um Aviso às regiões de Canoas, Guaíba, Lajeado, Novo Hamburgo e Porto Alegre.

A região de Bagé terá 48 horas, após a notificação por parte do Estado, para apresentar um plano de Ação. Segundo o governo do Estado, a partir do envio, as medidas podem ser adotadas imediatamente, sem necessidade de esperar um aval.

“As equipes do governo farão uma avaliação do plano remetido e, caso necessário, entrarão em contato com a região para sugerir novas ações”, disse o governo do Estado.

Além do novo Alerta para Bagé, o Gabinete de Crise decidiu manter os já enviados às regiões de Cachoeira do Sul, Caxias do Sul, Cruz Alta, Erechim, Ijuí, Palmeira das Missões, Passo Fundo, Pelotas, Santa Cruz do Sul, Santa Maria, Santa Rosa, Santo Ângelo e Uruguaiana.

As 13 regiões mantidas em Alerta também receberam novos relatórios, em função do agravamento da situação nos respectivos municípios.

Desta vez, as regiões de Capão da Canoa e de Taquara, que já haviam recebido Avisos dentro do Sistema 3As de Monitoramento, não foram notificadas.

“Os dados de casos, óbitos e internações, entre outros, são monitorados diariamente pelas equipes técnicas do governo. Por isso, com base nesse acompanhamento, na última semana, as duas regiões apresentaram melhora do cenário”, afirmou o governo.