Em dez dias, 35 pessoas tiveram diagnóstico positivo para Covid-19 no Aeroporto Salgado Filho

Compartilhe:

A barreira de controle sanitário do Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, completou, nesta quarta-feira (23), dez dias. Até as 18h, 35 passageiros que desembarcaram de voos testaram positivo para a Covid-19.

Desde o dia 14 de junho, foram realizados 3.914 exames. Nas últimas 24 horas, foram 510 testes realizados. O trabalho é feito diariamente em três turnos. A operação será encerrada no domingo (27), após a chegada do último voo à Capital.

Pessoas que sentaram próximas às que testaram positivo para a Covid-19 estão sendo contatadas para a realização de teste, em caso de apresentar sintomas. A maioria que testou positivo viajava com sintomas, conforme a Vigilância Sanitária de Porto Alegre.

O controle sanitário é feito pela SMS (Secretaria Municipal de Saúde) com a parceria da UFRGS (Universidade Federal do Rio Grande do Sul), com objetivo de identificar, no desembarque, pessoas que possam ter tido contato com novas variantes do coronavírus. São avaliados passageiros dos voos nacionais, especialmente dos que chegam de Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro e do único voo internacional em operação em Porto Alegre, a conexão com a Cidade do Panamá, no Panamá.

Professores da Escola de Enfermagem, da Faculdade de Farmácia, de Odontologia e do Serviço Social da Universidade Federal do Rio Grande do Sul apoiam na coordenação e supervisionam o trabalho de estudantes de cursos da área da saúde. Eles participam da Ação de Extensão Vigilância e Educação em Saúde realizando tarefas de comunicação e abordagem de viajantes, triagem e realização de testes de antígeno e no preenchimento do sistema de informações da notificação dos casos de Covid-19. A coordenação da operação é da Diretoria de Vigilância em Saúde e apoio da Anvisa, companhias aéreas e Fraport Brasil.


Compartilhe: