Cidades do Rio Grande do Sul registram chuva congelada nesta segunda-feira

Em Santa Catarina, já houve registro de neve. Os meteorologistas não descartam a possibilidade de mais precipitações invernais nas próximas horas.

A onda de frio de intenso que atingiu o Rio Grande do Sul nesta segunda-feira provocou precipitações invernais nesta segunda-feira (28). Há registro de chuva congelada em cidades dos Campos de Cima da Serra. Em Santa Catarina, já houve registro de neve.

Em São José dos Ausentes, houve queda de chuva congelada por volta das 8h da manhã. Os meteorologistas não descartam a possibilidade de mais precipitações invernais nas próximas horas. A principal “janela” para a ocorrência de precipitações invernais e até neve é entre a noite de hoje a madrugada de terça-feira.

O INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) emitiu um alerta para a ocorrência de neve na Serra Gaúcha e Catarinense. As cidades que podem ter o fenômeno no Rio Grande do Sul são Bom Jesus, Cambará do Sul, Jaquirana, Monte Alegre dos Campos, São Francisco de Paula, São José dos Ausentes e Vacaria.

Já em Santa Catarina, a maior quantidade de umidade e de nebulosidade levou a queda de flocos de neve em São Joaquim, na Serra Catarinense. Ao longo do dia e da madrugada de terça-feira, as condições seguem favoráveis a ocorrência de neve em SC. O motivo é a maior concentração de frio e de umidade. No Rio Grande do Sul, como não há tantas nuvens de chuva, a chance de neve é menor.

Frio segue intenso

O frio vai seguir intenso no Rio Grande do Sul nesta segunda-feira. Várias cidades podem registrar as tardes com menores temperaturas do ano de 2021. Máxima de apenas 9°C em Caxias do Sul e Passo Fundo. Em Porto Alegre, máxima de 12°C, mas com vento.