WhatsApp libera função de pagamentos no Brasil

Para evitar problemas e sobrecargas, o WhatsApp está liberando os pagamentos aos poucos através de atualizações no app.

Desde o dia 04 de maio, os brasileiros já podem enviar dinheiro aos contato através do WhatsApp. O aplicativo de conversas finalmente liberou a função no país após uma longa jornada desde o anúncio da novidade.

Em junho do ano passado, o Banco Central suspendeu as atividades de pagamentos do WhatsApp, com o objetivo de avaliar os potenciais riscos do novo método que, se mal operado, poderia trazer trazer “danos irreparáveis” à privacidade e à concorrência, de acordo com o próprio BC.

No fim de março, o presidente do Banco Central anunciou que a função deveria ser liberada em breve e, agora, finalmente já é possível enviar e receber dinheiro pelo aplicativo.

Porém, nem todos têm acesso à função no momento. Para evitar problemas e sobrecargas, o WhatsApp está liberando os pagamentos aos poucos através de atualizações no app.

Todas as transferências de dinheiro no Whatsapp funcionarão na função débito dos cartões. Por isso, é esperado um funcionamento muito próximo ao visto com o PIX, que facilitou a vida de quem queria comprar online de forma rápida, mas não tinha cartão de crédito.

Por enquanto, poderão utilizar o WhatsApp Pay, como é chamado o serviço, os clientes dos bancos Bradesco, Inter, Itaú, Mercado Pago, Banco do Brasil, Sicredi, Woop Sicredi, Nubank e Next. Também é necessário possuir um cartão de bandeira Visa ou Mastercard.

Os pagamentos só poderão ser feitos em reais e dentro do Brasil. O Whatsapp impôs alguns limites às transações: cada usuário poderá fazer 20 transações por dia, com limite diário de R$1.000 e limite mensal de R$5.000. Entretanto, cada uma das instituições financeiras pode estabelecer outros limites aos clientes.

Uma pesquisa realizada pela bandeira Visa mostrou que 79% dos portadores do cartão estavam interessados em utilizar o WhatsApp Pay. A faixa com maior interesse na nova função é dos clientes acima dos 65 anos.

O consultor em investimentos do portal de auxílio ao consumidor ReviewBox, Victor Oliveira, analisou estes dados: “Os mais jovens já estão acostumados com as interfaces das fintechs e com as contas digitais. Por isso, o pagamento pelo WhatsApp não é nenhuma novidade. Já os mais velhos usam diariamente o aplicativo de conversas, mas não têm o mesmo hábito de resolver toda a vida financeira pela internet. A nova função do app de mensagens cumprirá o papel de aproximar este público às facilidades dos serviços bancários digitais”.

Como usar o WhatsApp Pay

O WhatsApp Pay foi liberado para alguns usuários selecionados aleatoriamente. Para saber se você foi um deles, é necessário atualizar o aplicativo na loja oficial de seu sistema.

Se a função estiver habilitada, após a atualização, você verá a opção de enviar dinheiro no mesmo menu em que enviamos fotos, vídeos, gifs e a localização.
Se você atualizou o aplicativo e a opção de pagamentos ainda não apareceu, você pode habilitá-la automaticamente se encontrar alguém que já tenha a função. Então, quando a pessoa te enviar qualquer quantia, a sua conta ficará apta para enviar e receber dinheiro.

Após a habilitação, basta cadastrar o seu cartão de débito e ele ficará associado à sua conta no aplicativo.