Ventania derruba estátua de rede varejista em Capão da Canoa

Estrutura não aguentou os ventos fortes que atingem o Litoral Norte e caiu sobre um poste de concreto.

A ventania que atinge a faixa leste causa vários transtornos no Rio Grande do Sul. Em Capão da Canoa, no Litoral Norte, uma estátua da rede varejista Havan desabou com as rajadas. O incidente foi registrado na manhã desta segunda-feira (24). O motivo do vento forte no Estado é a atuação de um ciclone extratropical entre a Argentina e o Uruguai.

Conforme o Corpo de Bombeiros, a estrutura foi empurrada pela ventania desabou por volta das 6h30 da manhã. A filial da Havan em Capão da Canoa fica às margens da ERS-389, a Estrada do Mar, no bairro Zona Nova.

Na queda, a estátua atingiu e quebrou um poste de concreto, que ficou espetado como uma lança. A estrutura possui cerca de 20 metros de comprimento e cinco metros de largura. Possui peso aproximado de três toneladas e custa R$ 1,5 milhão cada.

A estátua da Havan, que é uma réplica da Estátua da Liberdade de Nova York (Estados Unidos), não atingiu nenhum veículo. Não há previsão de quando a estrutura será removida. O local está isolado pelos funcionários da loja, inaugurada no dia 21 de janeiro.

Em Capão da Canoa, alguns bairros têm falta pontual de energia elétrica. No entanto, não há registro de queda de postes além do que foi danificado pela queda da estátua.

Vento deixa clientes sem luz em Camaquã

Em Camaquã, na Metade Centro-Sul, a ventania causa interrupção no abastecimento de energia elétrica. Cerca de 3 mil unidades consumidoras estão sem fornecimento de energia devido a queda de árvores e galhos. A previsão é que o serviço seja restabelecido ao longo do dia.

Turbidez na água em Porto Alegre

Em Porto Alegre, a ventania atrapalha a captação de água no Guaíba por causa do excesso de turbidez (coloração). Para controlar a situação, o Dmae reduziu a produção da Estação de Tratamento de Água de Belém Novo na tarde deste domingo.