Vacinas são distribuídas para municípios do Interior do RS por via aérea

Para a operação de entrega da maior parte das 251.200 unidades do imunizante, foram usadas aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil. 

O Governo do Estado começou a distribuir, por via aérea, as doses da vacina CoronaVac na manhã desta quarta-feira (19). Para a operação de entrega da maior parte das 251.200 unidades do imunizante, foram usadas aeronaves da Brigada Militar e da Polícia Civil.

As vacinas partiram do Bav-BM (Batalhão de Aviação da Brigada Militar), ao lado do aeroporto Salgado Filho. Elas foram encaminhadas para 12 das 18 CRS’s (coordenadorias regionais de saúde). Ao todo, 314 municípios do Estado receberão doses através da operação. As demais coordenadorias retiraram suas cargas na Ceadi, na Capital, para o transporte rodoviário.

Conforme a SSP (Secretaria da Segurança Pública), o primeiro voo foi do helicóptero da BM, que partiu rumo a Caxias do Sul, na Serra, com a carga da 5ª CRS. Na sequência, o avião Beechcraft King Air da BM decolou para fazer um roteiro de cinco cidades: Erechim (11ª e 6ª CRS), Palmeira das Missões (15ª e 2ª CRS), Santo Ângelo (9ª, 12ª, 14ª e 17ª CRS), Bagé (7ª CRS) e Pelotas (3ª CRS). O helicóptero da Polícia Civil fez o transporte até Santa Maria, com doses para a 10ª CRS.

O transporte realizado pelas aeronaves das forças policiais representa ganho considerável de tempo em relação ao transporte rodoviário, além de mais segurança do deslocamento. Tudo é feito em cerca de quatro horas e meia, entre a primeira decolagem no Bav-BM e o pouso no último destino.