Vacinação da segunda dose de Coronavac será retomada nesta quinta em Porto Alegre

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu pouco menos de 5 mil doses do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Porto Alegre informou que a capacidade de atendimento nos pontos de vacinação para segunda dose de Coronavac nesta quarta-feira  (5) já se esgotou.

“Por isso, pede que as pessoas não se dirijam mais a estes locais, deixando para buscar a vacinação a partir de quinta-feira, quando a imunização será retomada”, disse a prefeitura.

Nesta quarta, para quem buscou o encerramento do ciclo de imunização, foi um dia conturbado. Muitas filas foram registradas nas unidades Santa Marta, IAPI, Camaquã e no drive-thru da PUCRS.

Segundo a prefeitura, a Secretaria Municipal de Saúde recebeu pouco menos de 5 mil doses do Ministério da Saúde, mas conseguiu dobrar esta quantidade fazendo uma busca ativa por doses nos hospitais e unidades de saúde.

Por ser um volume bem menor do que o necessário (a estimativa é de cerca de 60 mil pessoas em Porto Alegre sem a segunda dose), a Secretaria concentrou as vacinas em em unidades e no drive-thru, pois pulverizar a aplicação em muitos locais acabaria gerando ainda mais transtornos.

Também foi adotado o critério de vacinar pessoas que tenham recebido a primeira dose até 8 de abril, para priorizar os mais atrasados.

“A expectativa é continuar a aplicação contando também com o reforço de novas remessas que deverão chegar ao Estado ainda esta semana. O objetivo é avançar na aplicação da segunda dose, garantindo a imunização também no fim de semana”, afirmou a prefeitura.

A Secretaria reitera que mesmo tendo passado algumas semanas do prazo, a imunização não fica comprometida.