Tentativa de resgate em penitenciária estadual gera discussão sobre nomeação em concurso

Realizado ainda em 2017, o concurso inicialmente foi aberto para 720 vagas. O último chamamento, o quinto deles, foi realizado em fevereiro.

A tentativa de resgate de um preso na PEVA (Penitenciária Estadual de Venâncio Aires) na madrugada de domingo (23), gerou uma discussão sobre o chamamento de um concurso para agentes penitenciários pela SUSEPE (Superintendência do Serviços Penitenciários do Rio Grande do Sul).

Realizado ainda em 2017, o concurso inicialmente foi aberto para 720 vagas. O último chamamento, o quinto deles, foi realizado em fevereiro. Forma nomeados 388 agentes penitenciários e 25 agentes penitenciários administrativos. A previsão, no entanto, é que eles só começassem a atuar em julho, passados os prazos legais e o tempo de formação.

Em função de não ter sido concluído esse processo e de novos chamamentos estarem por ser feitos, muitas pessoas foram para redes reclamar de uma suposta falta de servidores para dar conta da demanda cadeias estaduais. Foi criada, inclusive, a #AprovadosSusepe2017, no Twitter, onde os usuários pedem novas nomeações.

Tentativa de resgate

Três carros invadiram o acesso externo lateral da PEVA na madrugada de domingo (23) e romperam a tela de contenção, para tentar resgatar um preso. Houve tiroteio entre agentes e os invasores.

Os indivíduos, conforme a delegada penitenciária da 8ª região, Samantha Longo, estavam fortemente armados. Eles acabaram desistindo do plano e fugiram do local, abandonando os veículos.

Dentro dos veículos foram encontrados produto semelhante a dinamite, garrafas de gasolina, um escudo de proteção, um esmerilhador para corte de grades, dois carros abandonados, material semelhante a coquetel molotov.