Sistema 3As: Gabinete de Crise do RS confirma três novos Alertas para conter o avanço da pandemia

Após reunião, o Gabinete de Crise avaliou as recomendações feitas pelo GT Saúde e confirmou nesta quinta-feira (20) a emissão de três dos quatro novos Alertas do Sistema 3As de Monitoramento sugeridos pela equipe técnica.

Com isso, as regiões Covid de Palmeira das Missões, Santa Rosa e Uruguaiana devem ser comunicadas ao longo do dia sobre a necessidade de adotar medidas para conter o avanço da pandemia.

Essas três regiões já haviam recebido Avisos da equipe técnica estadual na última terça-feira (18) e, devido à piora em indicadores da pandemia, o entendimento do governo foi pela necessidade de formalizar o pedido para que as regiões Covid passem para a Ação.

O GT Saúde também havia recomendado um quarto Alerta para a região de Erechim, mas o Gabinete de Crise definiu pela emissão de Aviso para a associação regional e seus respectivos municípios.

As três regiões que receberam novos Alertas nesta quinta também terão 48 horas para se reunirem e apresentarem suas medidas.

Alertas confirmados nesta quinta:

Uruguaiana 

  • A região de Uruguaiana foi classificada com Aviso na reunião do GT do último sábado (15/5) e formalmente comunicada na terça-feira (18/5), porém, o salto no número de novos casos por 100 mil habitantes levou a equipe técnica a recomendar o Alerta para esta região.
  • O aumento na incidência de novos casos foi expressivo, saindo de 277 casos por 100 mil habitantes no dia 12 de maio para 359 casos no dia 18 de maio, cenário muito diferente do identificado no Estado. Enquanto o Rio Grande do Sul teve redução de 2,3% na incidência de novos casos, a região de Uruguaiana apresentou aumento de 29,6% no período.
  • Nas internações em leitos clínicos, entre os dias 6 de maio e 18 de maio, a região apresentou uma variação de 23%, saindo de 128 internações de suspeitos e confirmados Covid para 158 internações no período. Em leitos de UTI, a taxa de ocupação ultrapassou os 100%.

Palmeira das Missões 

  • A região de Palmeira das Missões também havia sido classificada com Aviso na reunião do GT do último sábado (15/5), porém, o salto no número de novos casos por 100 mil habitantes levou o GT à decisão de emitir Alerta para esta região na reunião de terça (18/5).
  • Chama a atenção o aumento de incidência semanal de novos casos de Covid, que passou de 194 em 9 de maio para 287 em 18 de maio, resultando em um aumento de 47,9%.
  • Além disso, houve aumento no número de internados em leitos clínicos, passando de 49 para 92 pacientes entre suspeitos e confirmados no mesmo período. A taxa de ocupação em leitos de UTI superou os 100% em 18 de maio.

Santa Rosa

  • A região de Santa Rosa também havia recebido Aviso após a reunião do GT do último sábado (15/5), porém, o salto no número de novos casos por 100 mil habitantes levou à recomendação para o Alerta na região.
  • Na última semana, até 18 de maio, Santa Rosa apresentou uma subida considerável no número de casos confirmados de Covid, com aumento de 28,7%. Como resultado, a incidência partiu de 194 casos no dia 5 de maio para 316 novos casos por 100 mil habitantes nos últimos sete dias.
  • A taxa de ocupação de leitos de UTI se encontra próxima ao topo da série histórica da região desde o início da pandemia, acima de 95%. Além disso, a Macrorregião Missioneira está com suas três regiões em alerta.