Rio Grande do Sul tem temperaturas negativas no amanhecer desta segunda-feira

Porto Alegre teve o amanhecer mais frio de 2021 até agora: mínima de 4,6°C na estação automática do bairro Jardim Botânico.

A segunda-feira (31) começou fria em todo o Rio Grande do Sul, com todas as cidades monitoradas pelo INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) registrando temperaturas abaixo de 10°C. Tendência para esta segunda-feira é de sol em todas as regiões, mas sem grande aquecimento.

Em Vacaria, foi registrada a maior temperatura negativa, com -0,4°C registradas oficialmente. Essas estações têm seus termômetros aferidos. Estações particulares, que não entregam dados ao INMET, registraram temperaturas mais baixas, como em Soledade, onde uma delas, instalada na localidade de Passo da Taipa, registrou -2,3°C.

Em Quaraí, na Campanha, a mínima foi positiva: 0,3°C; São Gabriel teve 1,1°C; Santa Maria, 1,5°C; Campo Bom, 2°C; e Rio Pardo, 2,7°C. A Capital, Porto Alegre, teve o amanhecer mais frio de 2021 até agora: mínima de 4,6°C na estação automática do bairro Jardim Botânico.

Houve registro de geada generalizada, em diversas cidades gaúchas, inclusive em Porto Alegre e região metropolitana.

Conforme o INMET, o frio é causado por uma massa de ar seco de origem polar. Esse sistema, que chega ao Estado sempre após uma frente fria, deixa o tempo aberto. O frio deve prosseguir nos próximos dias.