Rio Grande do Sul recebe primeira remessa de vacinas da Pfizer

Segundo o governo do Estado, as 32.760 doses serão distribuídas na terça-feira (4) para postos de saúde de Porto Alegre.

O primeiro lote de vacinas Pfizer/Biontech chegou a Porto Alegre. O avião, vindo do aeroporto de Guarulhos, pousou na noite desta segunda-feira (3) no aeroporto Salgado Filho.

Segundo o governo do Estado, as 32.760 doses serão distribuídas na terça-feira (4) para postos de saúde da Capital, destinadas a completar a imunização de idosos e avançar na vacinação do grupo de pessoas que têm comorbidades.

Por questão de logística e conservação, essa primeira remessa será utilizada apenas em Porto Alegre, integralmente destinada à aplicação da primeira dose.

A maior diferença desta vacina para as que já estão em uso no Estado (Coronavac e Astrazeneca) é que as doses precisam ser mantidas congeladas a uma temperatura de -80 ºC, sendo necessário o uso de ultrafreezers.

O transporte requer caixas próprias com 31 quilos de gelo seco, onde os frascos podem ficar armazenados por até 30 dias, desde que o gelo seco seja trocado a cada cinco dias.

No município, as doses ainda poderão ser mantidas por até 14 dias a -20ºC, temperatura atingida por um freezer comum. No momento em que já se encontrarem nos postos de saúde e nas salas de vacina, poderão ficar por até cinco dias em refrigeração entre 2ºC e 8ºC (geladeira comum). Isto dá uma vida útil de até 49 dias após a retirada do ultrafreezer.