Prefeitura de Caxias alerta para circulação de febre amarela no interior do município

O caso mais recente de febre amarela na população de Caxias do Sul ocorreu em 2018, por uma pessoa que contraiu a doença em outro Estado.

O alto número de bugios encontrados mortos neste ano em Caxias do Sul alerta para a circulação da febre amarela no interior do município.

Um total de 30 macacos foram localizados mortos neste ano, todos no mês de abril; destes, a Vigilância Ambiental em Saúde confirma duas mortes por febre amarela e aguarda o resultado de exames em dez animais.

Segundo a Prefeitura de Caxias do Sul, dos outros 18 macacos, não foi possível coletar material para testes. Não há notificação da doença em humanos.

“É uma quantidade grande encontrada em pouco tempo, o que sinaliza que a circulação da febre amarela está ocorrendo no interior do município”, ressalta Rogério Poletto, médico veterinário da Vigilância Ambiental em Saúde.

O caso mais recente de febre amarela na população de Caxias do Sul ocorreu em 2018, por uma pessoa que contraiu a doença em outro Estado.

“No entanto, a morte de 30 bugios reforça a necessidade de buscar a vacina, que faz parte do calendário de vacinação: em 2020, a cobertura vacinal da população foi de 76%”, ressaltou a prefeitura.

“A principal forma de prevenção da doença é a vacina. A Secretaria orienta a população que ainda não é vacinada, em especial as pessoas que residem nas áreas rurais, que busquem uma UBS”, destaca a diretora da Vigilância em Saúde, Juliana Argenta Calloni.