Pfizer pede aprovação à Anvisa para uso de dose em adolescentes

Agência brasileira tem 30 dias para analisar dados e dar resposta. O uso do imunizante anti-Covid da Pfizer em adolescentes entre 12 e 15 anos já é permitido nos Estados Unidos e Europa.

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) anunciou nesta segunda-feira (31) que o laboratório Pfizer pediu autorização para incluir adolescentes a partir de 12 anos na bula de sua vacina contra o novo coronavírus Sars-CoV-2.

Segundo o órgão brasileiro, “para incluir novos públicos na indicação de uma bula, o laboratório precisa conduzir estudos que demonstram a relação de segurança e eficácia para determinada faixa etária”.

A solicitação foi feita no último dia 13 de maio e, agora, a Anvisa tem um prazo de 30 dias para analisar as pesquisas realizadas pela Pfizer e divulgar uma resposta.

Na semana passada, a Anvisa chegou a aprovar novas condições de conservação e armazenamento das doses da Pfizer, o que contribui para a ampliação da distribuição da vacina em todo o país.

Com isso, o fármaco pode ser mantido em temperatura controlada entre 2ºC e 8ºC por até 31 dias. A recomendação anterior era de cinco dias.

Doses são permitidas nos Estados Unidos e Europa

O uso do imunizante anti-Covid da Pfizer em adolescentes entre 12 e 15 anos já é permitido nos Estados Unidos desde o dia 10 de maio, quando ocorreu a aprovação da FDA (Agência de Alimentos e Medicamentos).

Na Europa, por sua vez, a EMA (Agência Europeia de Medicamentos) liberou a aplicação da dose em maiores de 12 anos, depois que a farmacêutica apresentou dados de um estudo com cerca de 2 mil adolescentes, cujo resultado demonstrou segurança e eficácia da vacina.

Hoje, a Itália seguiu esse parecer favorável da EMA e também aprovou o uso do imunizante do consórcio Biontech/Pfizer em jovens de 12 a 15 anos de idade, por meio da Aifa (Agência Italiana de Medicamentos).

Essa será a primeira vacina anti-Covid que será aplicada em menores de 16 anos no território italiano.