Pessoas com sintomas de covid-19 têm teleconsulta gratuita em Porto Alegre

O atendimento será prestado por médicos e acadêmicos de medicina da UFCSPA e da Santa Casa, com equipes multidisciplinares.

Compartilhe:

A Prefeitura de Porto Alegre, em parceria com a Santa Casa de Misericórdia e a UFCSPA (Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre), oferece orientações e consultas à distância para pessoas com sintomas de covid-19.

De acordo com a prefeitura, o atendimento será prestado por médicos e acadêmicos de medicina da UFCSPA e da Santa Casa, com equipes multidisciplinares.

Todo o sistema é baseado na plataforma Conexão Santa Casa, ferramenta de telemedicina desenvolvida pela instituição. “O sistema tem registro digital apropriado e seguro, seguindo as regras do Conselho Federal de Medicina quanto à confidencialidade, privacidade e garantia de sigilo profissional das informações”, disse a prefeitura.

Os dados são compartilhados com a Secretaria Municipal de Saúde.

Como funciona

Ao acessar o site Conexão Santa Casa, a pessoa faz o cadastro e passa primeiro pela teleorientação, em formato de videoconferência. Nesta etapa, são passadas informações gerais sobre a covid-19.

Esta primeira entrevista é feita por acadêmicos de cursos de graduação da área da saúde, supervisionados por professores da UFCSPA, ou seja, não é uma consulta.

A etapa seguinte é a teleconsulta. O atendimento à distância é feito por médicos, também por videoconferência. São avaliadas as queixas e sintomas e realizada avaliação médica à distância. É feito então diagnóstico inicial, estabelecido o encaminhamento médico, e se for o caso, serão solicitados exames laboratoriais.

As prescrições de medicamentos seguirão a política municipal de Assistência Farmacêutica, priorizando medicamentos disponibilizados pelo SUS.

O atendimento das teleconsultas e teleorientações será feito de segunda a sexta-feira, das 08 às 20h. O serviço é gratuito.


Compartilhe: