Pacientes do hospital São Pedro são transferidos para moradias revitalizadas

SES, atualmente, 82 pacientes de saúde mental moram em seis residenciais desse tipo em funcionamento no Rio Grande do Sul.

Neste Dia Mundial de Luta Antimanicomial, 18 de maio, a  SES (Secretaria  Estadual da Saúde) comunicou que, até 2022, todos os 46 pacientes que ainda vivem no Hospital Psiquiátrico São Pedro irão morar em casas na comunidade.

São os chamados residenciais terapêuticos, que estão sendo revitalizados. Segundo a SES, atualmente, 82 pacientes de saúde mental moram em seis residenciais desse tipo em funcionamento no Rio Grande do Sul.

Graças a esse processo de revitalização, em abril deste ano Teresa Viturina Saturnivo e Pedro Jairo da Silva receberam uma casa revitalizada na Morada São Pedro, no Bairro Partenon, em Porto Alegre.

Teresa,  nascida em sobradinho há 63 anos, foi internada no São Pedro em 1978. Pedro, também natural de Sobradinho, tem 57 anos e está internado desde 1983.

Assim como Teresa e Pedro, os outros 46 usuários moradores do Hospital Psiquiátrico São Pedro também estão lá por muitas décadas. Perderam ou nunca tiveram vínculos familiares e foram ficando internados e afastados da sociedade ao longo de suas vidas.

Agora, essas pessoas poderão voltar à convivência na comunidade, tendo garantida a sua reinserção social com a continuidade do tratamento necessário na rede de serviços do SUS (Sistema Único de Saúde).

“Com o projeto de desinstitucionalização, essas pessoas podem voltar à convivência em sociedade, tendo garantida a sua reinserção social com a continuidade do tratamento necessário, pois continuam sendo assistidas pelas equipes de saúde mental da rede de serviços do SUS”, garantiu a diretora do Departamento de Coordenação dos Hospitais Estaduais, Suelen da Silva Arduin.

“Até maio de 2021, sete usuários de saúde mental já foram morar nos residenciais terapêuticos e este número significa 12,96 % da meta. Já podemos comemorar esta façanha hoje, Dia Mundial de Luta Antimanicomial”, destacou.