Morre a atriz Eva Wilma, aos 87 anos

Um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, Eva Wilma foi bailarina clássica na juventude e teve passagens marcantes no teatro, no cinema e na televisão.

Morreu na noite deste sábado (15), em São Paulo, a atriz Eva Wilma, aos 87 anos. Internada desde 15 de abril no Hospital Albert Einstein para tratamento de problemas cardíacos e renais, em maio, a atriz teve descoberto um câncer de ovário.

“Comunicamos que a atriz Eva Wilma acaba de falecer às 22h08 no Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, em função de um câncer de ovário disseminado, levando a insuficiência respiratória”, diz nota oficial sobre o falecimento da atriz.

Um dos principais nomes da dramaturgia brasileira, Eva Wilma foi bailarina clássica na juventude e teve passagens marcantes no teatro, no cinema e na televisão.

Eva Wilma foi casada com os atores John Herbert e Carlos Zara, já falecidos, e deixou dois filhos, Vivien Buckup e John Herbert Buckup Jr e cinco netos.

Criada em um ambiente rígido, Eva Wilma teve uma formação cultural sólida. Recebeu aulas de canto e de piano com a mestra Inesita Barroso e estudou balé clássico. Aventurou-se no teatro com a mesma disciplina que conquistou, aos 19 anos, uma das disputadas vagas para o Ballet do IV Centenário de São Paulo, em 1953.

Vivinha, como é chamada pelos amigos, começou a atuar no Teatro de Arena, seguiu para a TV Tupi, onde foi estrela de muitas novelas nos anos 1970. No fim dos anos 1960, chegou a fazer um teste para o filme Topázio, de Alfred Hitchcock, mas não chegou a ser escalada.

Se as portas de Hollywood lhe foram fechadas, no Brasil, tornou-se uma das grandes atrizes de sua geração, e fez sólida carreira na TV Globo. Na emissora, ela interpretou personagens que oscilavam entre mocinhas e vilãs, sendo as mais marcantes a Dra. Martha do seriado “Mulher”(1998/1999); e a perversa Altiva, de “A Indomada” (1997). Viveu também Íris, em “Fina Estampa”, novela de 2011 que foi reprisada em 2020, durante a pandemia de Covid-19 – quando a emissora interrompeu a gravação de novelas e programas de entretenimento –, e, em 2015, deu vida à Dona Fábia, na novela “Verdades Secretas”.

*Com informações do Memória Globo