Homem é preso após tentar matar ex-companheira a facadas em Porto Alegre

Criminoso tentou simular um assalto no bairro Teresópolis, na zona Sul de Porto Alegre. Ele foi preso em Balneário Pinhal, no Litoral Norte gaúcho.

Um homem foi preso após tentar matar a ex-companheira a facadas no bairro Teresópolis, na zona Sul de Porto Alegre. Crime só não foi consumado porque dois homens que passavam de ônibus pelo local desceram e interviram. Criminoso tentou simular um assalto. Ele foi preso em Balneário Pinhal, no Litoral Norte gaúcho.

De acordo com a investigação, a tentativa de feminicídio ocorreu por volta das 7h40 da manhã de domingo (2). Imagens de uma câmera da EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) mostram o indivíduo. Ele chega à estação e se aproxima pela esquerda da vítima, que aguardava um coletivo em um ponto de ônibus.

Ele avança contra ela, que tenta fugir. O criminoso faz vários movimentos de agressão contra a vítima, que tentou se defender. Mesmo assim, ela foi atingida por vários golpes de faca. A mulher só não foi morta porque dois homens, que desceram de um ônibus, avançaram contra o agressor. Ameaçado, ele deixou a vítima e fugiu.

Uma testemunha ligou para a Samu (Serviço de Atendimento Móvel de Urgência) pedindo uma ambulância. Quem atendeu o contatante foi a irmã da vítima, que trabalha no atendimento do serviço de emergência. Além de acionar o socorro, ela depôs à Polícia Civil dizendo que ele vinha ameaçando a vítima para não pagar pensão alimentícia aos filhos do casal.

Buscas no Litoral Norte

Com as informações, policiais civis do DHPP (Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa) foram acionados. Eles fizeram o atendimento e gravaram um depoimento da vítima e das testemunhas, apontando a autoria e motivação da tentativa de feminicídio. Buscas foram realizadas e a equipe de investigação da Deam (Delegacia Especializada no Atendimento à Mulher) conseguiu localizar o criminoso em Balneário Pinhal, no Litoral Norte do Estado.

Ele foi preso e transportado para a carceragem do Palácio da Polícia, em Porto Alegre. Na cidade litorânea, policiais ouviram testemunhas e apreendendo a faca possivelmente utilizada para cometer o crime.

De acordo com a delegada responsável pela prisão em flagrante, estavam presentes todos os requisitos para a prisão, tendo o agressor sido reconhecido no plantão da DEAM por uma das testemunhas que ajudou a socorrer a vítima. Além disso, há imagens das câmeras de monitoramento da EPTC que demonstram o momento da agressão praticada pelo ex-companheiro, que foi indiciado por tentativa de feminicídio.

A Polícia Civil alerta a importância de que as denúncias de violência doméstica podem ser feitas presencialmente, através da Delegacia Online, bem como do WhatsApp da Polícia Civil.