Time sub-21 do Grêmio encerra com empate sem gols participação do Tricolor na fase de grupos da Sul-Americana

Partida foi marcada pela violência da equipe colombiana, que, já eliminada, se excedeu nas chegadas no jovens do Grêmio e acabou com dois jogadores expulsos

O Grêmio foi a campo pela última rodada do Grupo H da Sul-Americana, na noite desta quinta-feira (27). Com a classificação garantida, o time sub-21 do Tricolor ficou no 0 a 0 com o La Equidad, da Colômbia, no Estádio Bellavista, em Ambato, a 2,6 mil metros de altitude, no Equador.

A Conmebol não divulgou oficialmente o motivo da transferência de local do jogo. No entanto, sabe-se que há relação com os protestos que ocorrem desde o fim de abril no país do adversário do Grêmio nesta noite.

Como a partida já não valia mais nada para o Tricolor, o time gaúcho foi ao Equador com um grupo de 15 jogadores do sub-21. Nem o técnico Tiago Nunes viajou. O Grêmio foi comandado por Thiago Gomes.

Na partida, que não teve lá muito brilhantismo técnico, o destaque foram as chegadas muito duras dos jogadores da equipe colombiana. Ainda na primeira etapa isso já se fazia perceber. Fernando Henrique, por exemplo, tomou três chegadas no tornozelo.

As baixas do La Equidad começaram já no início do segundo tempo. Aos 7, Omar Duarte deixou o cotovelo em Sarará, recebeu o segundo cartão amarelo e foi expulso.

O Grêmio tentou se aproveitar da vantagem numérica. Aos 15, teve um pênalti marcado a seu favor, mas Guilherme Azevedo desperdiçou.

O jogo seguiu nessa tônica, com o La Equidad sem muito a fazer, apenas apelando para as chegadas mais agressivas, até que, aos 36, veio mais uma expulsão. Andrés Correa fez falta em Guilherme Azevedo e tomou o vermelho.

Situação e próximos jogos

O Grêmio chegou a 16 pontos no Grupo H e se classifica como a melhor campanha da fase de grupos da Sul-Americana. Na próxima fase, que ocorre apenas em julho, após a Copa América, o Grêmio enfrenta um dos terceiros colocados da fase de grupos da Libertadores. O sorteio dos confrontos das oitavas-de-final é na próxima terça-feira (1).

O próximo jogo do Grêmio é a estreia no Campeonato Brasileiro, no domingo, às 16h, no Castelão, contra o Ceará.

Ficha Técnica

La Equidad

Román; Pestaña (Castaño), John García, Mena (Fuentes) e Andrés Correa*; Zapata (Carlos Rodríguez), Pablo Lima (Salazar), Motta, Torralvo e Mantilla (Cuero); Omar Duarte*

*Expulsos

Técnico: Alexis García

Grêmio

Gabriel Chapecó; Mateus Sarará, Emanuel, Heitor e Varela; Victor Bobsin, Fernando Henrique (Thayllon), Vini Paulista, Guilherme Azevedo e Bitello; Elias (Rildo)

Técnico: Thiago Gomes

Arbitragem

Árbitro: Marlon Vera (Equador).
Assistentes: Danny Avila e Edison Vasquez (Equador)