Entrega de 400 mil doses da vacina Oxford ocorrerá nesta segunda-feira

Estado também receberá 32 mil imunizantes fabricados pela Pfizer.

A entrega de mais 413.750 doses da vacina AstraZeneca/Fiocruz vai ocorrer nesta segunda-feira (3), conforme a SES (Secretaria Estadual da Saúde). Os imunizantes deveriam ter chegado neste domingo, mas a entrega foi postergada pelo Ministério da Saúde. Ao mesmo tempo, chegam 32.760 doses vacinas da Pfizer/Biontech, que serão aplicadas em Porto Alegre.

As remessas desembarcam na capital no voo LA-4513, com pouso previsto para 8h35, no Aeroporto Salgado Filho. No sábado (1°/5), chegaram a Porto Alegre 22.800 doses da Coronavac/Butantan, que devem ser distribuídas com as 7.200 doses do mesmo fabricante enviadas durante a semana. Essas doses serão utilizadas para a segunda aplicação (D2) de quem já recebeu a primeira dose há 28 dias ou mais.

“Com as novas doses da AstraZeneca, vamos conseguir avançar bastante nas comorbidades, chegando até a fase 2 desse grupo e vacinando mais da metade do público total estimado, que é de pouco mais de 1 milhão de pessoas no RS. Nossa expectativa é vacinar todas as pessoas com doenças pré-existentes ainda em maio”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

Na fase 2 das comorbidades, será aberta a vacinação para pessoas com deficiência permanente cadastradas no Benefício de Prestação Continuada (BPC) e gestantes e puérperas independentemente de condições pré-existentes e divididas por idade, assim como ocorre no grupo dos idosos.