DP de Imbé passa a contar com Cartório Especializado em Crimes contra os Animais

Órgão recebe o selo institucional "Delegacia Amiga dos Animais" e conta com uma sala exclusiva para atendimentos de crimes de maus tratos com os bichinhos. 

Foi inaugurada nesta quinta-feira (13) o Cartório Especializado em Crimes contra os Animais na DP (Delegacia de Polícia) de Imbé, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul.

Com isso, o órgão recebe o selo institucional “Delegacia Amiga dos Animais” e conta com uma sala exclusiva para atendimentos de crimes de maus tratos com os bichinhos.

Conforme o titular da DP de Imbé, Antônio Ractz Júnior, esse projeto da Polícia Civil é uma demanda antiga da corporação e já está em prática em diversas cidades do Estado, apresentando resultados muito positivos.

“Temos um governo municipal muito parceiro nas nossas ações e, especificamente nas questões de crimes contra os animais, a parceria é muito forte através do Departamento de Proteção Animal e da Associação Imbeense de Proteção aos Animais”, disse.

Já o delegado Paulo Perez enfatizou que a DP de Imbé é a quinta da regional a inaugurar o cartório. “Com isso a Polícia Civil pode aperfeiçoar ainda mais o combate aos maus tratos e outros crimes contra os animais. Essa atuação é sobre uma causa nobre”, destacou.

O deputado Gabriel Souza, que é médico veterinário, esteve presente na inauguração e lembrou que a criação dos cartórios nas DPs é pioneiro no Brasil e que a proteção aos animais é uma demanda fundamental nas ações de segurança pública.

“O Rio Grande do Sul está mais avançado do que o Código Civil Brasileiro, que ainda trata os animais como ‘coisas’ e não como seres sencientes”, ressaltou.