Colheita da soja está na reta final no Rio Grande do Sul

A cultura da soja no Rio Grande do Sul se encaminha para o final do ciclo. De acordo com o Informativo da Emater/RS-Ascar, 87% dos cultivos desta safra estão colhidos. Outros 12% das lavouras estão em maturação e apenas 1% ainda está na fase de enchimento de grãos.

Em regiões onde a colheita da soja está mais adianta, cerealistas abrem o silo e produtores dão atenção à continuidade da colheita do milho. Em todo o Rio Grande do Sul, 84% das lavouras estão colhidas. Outros 10% das lavouras estão em maturação e 6% ainda em enchimento de grãos.

Na plantação de arroz, restam apenas 3% das lavouras a serem colhidas, que estão em fase de maturação. Com a safra praticamente concluída (97%), o Rio Grande do Sul colhe boa produção. Nas áreas colhidas, produtores conduzem bovinos de corte.

Preços

Dos 35 principais produtos analisados semanalmente pela Gerência Técnica da Ceasa, 15 produtos ficaram estáveis em preços, 15 tiveram alta e em cinco ocorreu baixa. Observamos que são analisados como destaques em alta ou em baixa somente os produtos que tiveram variação de 25% para cima ou para baixo. Um produto se destacou em alta, o morango subiu de R$ 15 para R$ 20 o quilo (+33,33%), e nenhum em baixa.

Dois fatores principais influenciaram a elevação nos preços do morango neste último período. Um deles foi o clima com temperaturas mais amenas e dias sombrios, o que diminui os volumes ofertados; o outro foi a maior procura para o evento do Dia das Mães que ocorrerá no próximo domingo (09/05). Conforme alguns produtores, os preços poderão se elevar mais ainda até o final desta semana.