Cidades do Rio Grande do Sul registram aglomerações e ações para dispersão

Em Porto Alegre, um adolescente de 15 anos foi conduzido à delegacia por desacato

A noite de sexta-feira (14) e a madrugada deste sábado (15), foi mais uma vez de aglomerações. Além dos já recorrentes casos em Porto Alegre, outras cidades tiveram descumprimento das regras mais elementares de combate ao coronavírus. Um adolescente de 15 anos foi conduzido à delegacia por desacato.

Só em Porto Alegre, o desrespeito ao distanciamento social e a falta de empatia com o próximo foi registrada em nove locais. Dois estabelecimentos, um na avenida Borges de Medeiros, Centro Histórico; e outro na avenida do Forte, na zona norte da Capital, foram autuados por descumprirem o decreto da prefeitura que estabelece normas de distanciamento social para controle da pandemia.

Na avenida do Forte, Vila Ipiranga, Zona Norte, o bar atendia fora do horário permitido, com aglomeração. Além do auto de infração, este estabelecimento foi interditado.

Também foram efetuadas dispersões nas ruas Fernando Machado, no Centro, na República e Lima e Silva, Cidade Baixa, Padre Chagas, no bairro Moinhos de Vento, na Orla Moacyr Scliar, na Praça Daltro Filho e Largo dos Açorianos, onde havia aproximadamente 150 pessoas. Um adolescente de 15 anos foi conduzido ao Deca (Departamento Estadual da Criança e do Adolescente) por não acatar as orientações e por desacato.

Aglomerações em outras cidades

No Vale do Sinos, a fiscalização da prefeitura de Novo Hamburgo coibiu aglomerações em duas residências, três bares e em uma via pública. Ao todo, 134 pessoas foram orientadas a voltarem para a casa.

Em Passo Fundo, na região Norte do Estado, uma “festa” foi encerrada por volta da 1h da manhã deste sábado. Ao menos 60 pessoas estavam em uma residência na rua Pio Xl no bairro Lucas Araújo. Os policiais ficaram sabendo da aglomeração por denúncia sobre perturbação do sossego público. Alguns dos participantes disseram aos policiais da Brigada Militar que houve cobrança de ingresso no valor de R$ 20. O responsável pela “comemoração” ilegal foi autuado e teve que assinar termo circunstanciado. Ele também foi multado em R$ 2.500 pela Prefeitura de Passo Fundo e teve materiais de som e bebidas alcoólicas apreendidas.