Boletim da Fiocruz alerta para crescimento de casos de Covid-19 no RS

Em Porto Alegre, observa-se sinal forte de crescimento na tendência de longo prazo, segundo o boletim.

O boletim do InfoGripe da Fundação Fiocruz, divulgado nesta sexta-feira (28), alerta para tendência de crescimento dos casos de Covid-19 no Rio Grande do Sul.

A análise é referente à Semana Epidemiológica (SE) 20, período de 16 a 22 de maio. Em Porto Alegre, observa-se sinal forte de crescimento na tendência de longo prazo, segundo o boletim.

“Os dados apresentados devem ser utilizados em combinação com os demais indicadores relevantes, como a taxa de ocupação de leitos das respectivas regionais de saúde, por exemplo. O estudo sinaliza que o cenário atual está associado à retomada das atividades de maneira precoce. Tal situação manterá o número de hospitalizações e óbitos em patamares altos, com tendência de agravamento nas próximas semanas”, afirmou o pesquisador Marcelo Gomes, coordenador do InfoGripe.

“Amazonas, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul apresentam sinal forte (prob. > 95%) de crescimento na tendência de longo prazo até a SE 20. Alagoas, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Paraíba, Pernambuco, Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Tocantins apresentam sinal moderado (prob. > 75%) de crescimento na tendência de longo prazo”, observou Gomes.

Nos demais estados, foi observado sinal de interrupção da tendência de queda – caso do Acre, Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro, Rio Grande do Norte e Rondônia. Já o Ceará vem apresentando indício de estabilização.

O Boletim alerta que, desde a atualização da SE 14, diversos desses estados ainda estão com valores similares ou até mesmo superiores aos picos observados ao longo de 2020.