Imbé e Tramandaí tentam destravar obra de nova ponte entre os municípios

No início desta semana houve uma reunião entre a SMOV de Imbé, a empresa responsável pelos estudos e a Capitania dos Portos de Tramandaí para tratar de questões ligadas com a navegação

Está em processo de criação o projeto da nova ponte que irá ligar os municípios de Imbé e Tramandaí, no Litoral Norte do Rio Grande do Sul. No início desta semana houve uma reunião entre a SMOV (Secretaria Municipal de Obras e Viação) de Imbé, a empresa responsável pelos estudos e a Capitania dos Portos de Tramandaí para tratar de questões ligadas com a navegação.

“Fomos pegar dados para o estudo dos dois traçados já definidos na primeira fase. Essas informações são muito importantes, pois através delas será definido uma altura mínima da ponte, principalmente onde ficará o canal de navegação para a passagem de barcos pesqueiros, turísticos, e de serviços”, disse o engenheiro da SMOV de Imbé José Augusto Henkin.

Os traçados que estão sendo estudados são o primeiro na altura das ruas Alegrete e Caxias, em Imbé, com a avenida Beira Rio, na altura das ruas Alfredo Elias e São Salvador, em Tramandaí. A segunda opção é sobre a Lagoa do Armazém, ligando a avenida Porto Alegre, em Imbé, com a avenida Rubem Berta, em Tramandaí.

Substituição

A ideia da nova ponte surgiu como alternativa aos problemas enfrentados no atual trajeto entre os dois municípios: a ponte Giuseppe Garibaldi. A situação estrutural da ponte preocupa os gestores há muito tempo. Por causa disso, a empresa Beck de Souza Engenharia LTDA foi contratada em fevereiro de 2020 para elaboração do estudo de engenharia. No entanto, o pedido de aval para início do projeto de construção da nova estrutura ficou parado em Brasília desde março do ano passado.

Em junho de 2020, uma parte da mureta de contenção da cabeceira sul da ponte cedeu enquanto um pescador se escorava no local. Ele não se feriu.

Após o incidente, os prefeitos dos dois municípios foram ao local e fizeram cobranças aos governos estadual e federal. O prefeito de Imbé, Pierre Emerim, relembrou que o contrato para liberação da contratação do projeto da nova ponte estava parado em Brasília. A documentação foi liberada somente em dezembro de 2020, junto com a verba necessária para a elaboração do projeto inicial do melhor lugar para a construção da ponte.