Ator Paulo Gustavo morre aos 42 anos, vítima da Covid-19

O Brasil perdeu, nesta terça-feira (4), um dos expoentes do humor nacional. Paulo Gustavo, 42 anos, – imortalizado no papel de “Dona Hermínia”, da trilogia “Minha Mãe É uma Peça” – morreu após uma longa e dolorosa luta contra a Covid-19. Ele é mais um expoente que perde batalha e entra para a inacreditável lista de 411 mil vidas perdidas para o coronavírus no Brasil.

A despedida nesta terça marca o fim precoce e abrupto de uma carreira estelar. Em uma década e meia o ator e humorista deixou o anonimato para se tornar uma das estrelas do cinema nacional, levando milhões – antes da pandemia – aos cinemas. E fazendo outros milhões assistirem seus programas em plataformas de streaming.

Paulo Gustavo Amaral Monteiro de Barros nasceu em Niterói, no Rio de Janeiro, em 30 de outubro de 1978. Se formou em artes cênicas em 2005 pela Casa de Artes Laranjeiras, do Rio de Janeiro.

A primeira peça da qual participou foi “O surto”, em que dividia a direção com Fernando Caruso, em 2004. Foi no espetáculo que criou a desbocada “Dona Hermínia”, inspirado em sua própria mãe, Déa Lúcia Vieira Amaral. A esquete virou peça e, anos depois, programa de televisão no canal Multishow. A partir de 2013, vieram os filmes – que estão entre os mais vistos do cinema brasileiro.

O humorista estava internado em uma UTI (Unidade de Terapia Intensiva) de um hospital no Rio de Janeiro desde o dia 13 de março. Ele foi diagnosticado com Covid-19 e o quadro foi se tornando muito grave com o passar dos dias. Ele chegou ao extremo de depender de um respirador extracorpóreo para tentar vencer a luta contra o vírus.

Paulo Gustavo vinha apresentando melhoras significativas, chegou a ter redução de sedativos e bloqueadores e interagir com médicos e também com o marido, Thales Bretas. À noite, no entanto, sofreu uma embolia pulmonar. Os danos causados pelo Sars-Cov-2 nos pulmões foram tão intensos que se formaram fístulas, que levaram oxigênio para a corrente sanguínea.

Nesta terça, novo boletim disse que o ator estava com quadro irreversível, mas mantinha os sinais vitais. Às 21h12, no entanto, foi constatada a morte de Paulo Gustavo.