Vazamento de combustível é registrado em posto no bairro Azenha, em Porto Alegre

Dmae diz estar realizando coletas para verificar pontos de contaminação no local. Em função do vazamento trânsito tem desvio na região

Um vazamento de combustível em um posto localizado na avenida Ipiranga, em Porto Alegre, nas proximidades da sede da Polícia Federal, mobiliza agentes de diversos órgãos desde o fim da manhã de hoje (27). Conforme o DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos), o combustível atingiu as redes de drenagem. Não há risco iminente de explosão.

O problema foi identificado em um Posto Shell, que fica na avenida Ipiranga, número 1231, no bairro Azenha. O combustível que vazou foi drenado até à Ebap (Estação de Bombeamento de Águas Pluviais) número 14, localizada em frente ao posto. A extensão dos danos está sendo avaliada. Na tarde desta terça-feira, o produto vazado já estava sendo recolhido do interior das galerias de esgoto pluvial e tanque subterrâneo de armazenamento do combustível.

O Dmae disse estar realizando coletas no Arroio Dilúvio para monitorar possíveis pontos de contaminação. No entanto, até o momento, a captação de água bruta não registrou alterações na qualidade da água para abastecimento. Além disso, será mantida uma rotina de coleta e de monitoramento da foz do Dilúvio nos próximos dias para acompanhar possível contaminação do manancial.

Em função do vazamento, a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação) chegou a bloquear a Ipiranga entre as avenidas Erico Verissimo e Azenha, no sentido Centro ao bairro. No entanto, a interrupção do tráfego já foi desfeita.

Uma empresa foi contratada pelo posto e realizou a retirada do combustível. Os responsáveis pelo posto ainda não se manifestaram sobre o vazamento.

Além da Defesa Civil Estadual e da EPTC, equipes do Corpo de Bombeiros Militar, Emergência da Fepam (Fundação Estadual de Proteção Ambiental), Defesa Civil municipal, DMAE (Departamento Municipal de Água e Esgotos) estão mobilizadas no local do acidente.