Tecnologia: Porto Alegre conta com novo sistema de varrição mecanizada

Conforme a Prefeitura de Porto Alegre, o equipamento pode varrer até 50 quilômetros por dia.

Um novo sistema de varrição mecanizada começou a funcionar nas ruas de Porto Alegre. O equipamento pode varrer até 50 quilômetros por dia.

As primeiras vias a receberem a limpeza foram as avenidas Farrapos, Mauá, Júlio de Castilhos, João Goulart e parte da Edvaldo Pereira Paiva.

Segundo a Prefeitura de Porto Alegre, a maior parte do trabalho será feita à noite, entre as 23h e 5h, para não atrapalhar o trânsito.

O investimento da prefeitura é de até R$ 83.530 por mês. A varrição mecanizada está no contrato do SLU (Serviço de Limpeza Urbana). A Cootravipa é a responsável pela operação.

Como funciona

O equipamento faz a varrição do meio-fio das vias, ruas ou passeios públicos e é operado por um motorista treinado para esta função.

O equipamento possui grandes escovas mecanizadas que varrem, fazem a raspagem e recolhem os resíduos com as mesmas similaridades de um aspirador de pó doméstico.

Todos os materiais recicláveis também são aspirados e separados em compartimentos dentro da varredeira para depois serem descartados de forma correta.

“A varredeira mecânica oferece maior eficiência e rapidez na execução do serviço e também propicia uma maior segurança aos garis que atuam em áreas de risco devido ao tráfego intenso de veículos”, destacou o diretor-geral do DMLU, Paulo Marques.

A prefeitura ressaltou que o novo serviço é uma ampliação do trabalho de conservação dos meios-fios. O equipamento está programado para ser usado em grandes vias e deixar as áreas prontas para varrição manual e pintura.

“Porto Alegre, enfim, olhando para a frente, usando a tecnologia como aliada para deixar a cidade mais bonita e mais limpa”, disse o secretário Municipal de Serviços Urbanos, Marcos Felipi Garcia.