"Situação é desesperadora", afirma secretária da Saúde sobre estoques de kit entubação no RS

Leite solicitou, no total, o envio de 22 itens de medicamentos usados na intubação de pacientes com coronavírus.

O governador Eduardo Leite enviou, nesta quinta-feira (15), novo pedido de medicamentos do kit intubação ao Ministério da Saúde.

O ofício, dirigido ao ministro Marcelo Queiroga, traz uma tabela com diversos medicamentos em estoques críticos nos hospitais gaúchos, entre eles Atracúrio, Atropina, Cisatracúrio, Diazepam, Midazolam e outros.

De acordo com o governo do Rio Grande do Sul,  Leite solicitou, no total, o envio de 22 itens de medicamentos usados na intubação de pacientes com coronavírus.

“A situação é desesperadora. Precisamos com urgência que o Ministério da Saúde nos auxilie a repor os estoques dos hospitais, sob pena de os pacientes intubados acordarem sem medicação, e isso seria terrível”, afirma a secretária da Saúde, Arita Bergmann.

“Como o aumento da demanda foi muito grande, as diversas compras que fizemos e até os empréstimos entre hospitais não têm sido suficientes. Precisamos muito que o Ministério da Saúde nos ajude neste momento crítico”, apela a diretora do Departamento de Gestão da Atenção Especializada da SES/RS, Lisiane Fagundes.