Sem chegada de insumos, produção da CoronaVac é suspensa pelo Butantan

O motivo é a falta do Insumo Farmacêutico Ativo. Remessa, que vem da China, está atrasada.

O Instituto Butantan paralisou a produção da vacina CoronaVac, que combate a Covid-19. O imunizante é produzido em parceria com o laboratório chinês Sinovac. O motivo, conforme divulgado pela CNN Brasil, é a falta de insumos, mais especificamente o IFA (Insumo Farmacêutico Ativo).

Conforme o canal de notícias, o Butantan vai seguir com a entrega de vacinas na próxima semana. Cerca de 2,5 milhões de doses estão prontas e apenas aguardam liberação pelo controle de qualidade. O Instituto diz que cumprirá os prazos estabelecidos nos contratos com o Ministério da Saúde, apesar do atraso na chega de insumos.

O Butantan espera a chegada de 6 mil litros de IFA em São Paulo no dia 15 de abril. A remessa seria suficiente para produzir cerca de 10 milhões de doses. Desde o início da campanha de vacinação contra a Covid-19, no fim de janeiro, oito em cada dez doses aplicadas são da CoronaVac.

O atraso da remessa foi provocado pela intensificação da campanha de vacinação na China, sede do laboratório Sinovac. O país asiático tem cerca de 1,4 bilhão de habitantes.

O que diz o Butantan

“O Instituto Butantan informa que é esperado para a próxima semana um novo carregamento de IFA (Insumo Farmacêutico Ativo) de 6 mil litros, correspondentes a cerca de 10 milhões de doses da vacina contra o novo coronavírus. Com isso será possível cumprir integralmente o primeiro contrato com o Ministério da Saúde, totalizando a entrega de 46 milhões de doses ao Programa Nacional de Imunizações (PNI) até 30 de abril”