Rio Grande do Sul registra temperaturas negativas pelo segundo dia consecutivo

Houve registro de geada em várias cidades, com campos amanhecendo "brancos", cobertos por uma camada de gelo. 

A madrugada de quarta-feira foi a mais fria do ano, até agora, no Rio Grande do Sul. Pelo segundo dia consecutivo, o Estado registrou temperaturas negativas, em regiões de alto relevo, como nos Campos de Cima da Serra.

A campeã na temperatura baixa nesta quarta-feira (28) é Vacaria, com temperaturas de -3,3°C. Houve registro de geada em várias cidades, com campos amanhecendo “brancos”, cobertos por uma camada de gelo.

Outras cidades da Serra não tiveram temperatura negativa, mas as mínimas foram próximas de 0°C. Cambará do Sul teve mínima de 4°C, enquanto São José dos Ausentes 4,5°C.

Em Porto Alegre, o amanhecer desta terça-feira foi o mais gélido do ano, com temperatura de 11,5°C, conforme o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia). O registro é da estação do Instituto no bairro Jardim Botânico, na zona leste da Capital.

Frio segue no RS

Nesta quarta-feira, o tempo firme se mantém em todo o Estado, ainda por conta da presença da massa de ar seco. No período da tarde, inclusive, os índices de umidade relativa do ar ficam baixos, especialmente entre o oeste e norte gaúcho.

Na quinta (29), a condição segue muito semelhante, com temperaturas mais baixas pela manhã. No litoral norte gaúcho, a circulação dos ventos favorece o aumento de umidade e ocorrência de chuvas rápidas e isoladas. Nas demais áreas o tempo firme segue predominando.

E, só na sexta (30), o frio diminui com a mudança na direção dos ventos, que passam a soprar do quadrante norte.