Rio Grande do Sul registra primeira temperatura negativa em 2021

O Rio Grande do Sul registrou, nesta terça-feira (27), a primeira temperatura negativa em 2021. A baixa nas temperaturas é causada pela primeira onda forte de frio, que chegou ao Estado, derrubando a sensação térmica.

A temperatura mais baixa registrada no Estado foi no interior de Vacaria, nos Campos de Cima da Serra: -0,4°C. O apontamento foi de uma estação automática particular. A estação meteorológica do INMET (Instituto Nacional de Meteorologia) não está operando no município.

Em São José dos Ausentes, uma das cidades mais frias dos altos da Serra gaúcha, a mínima foi de 6,7°C, conforme os registros oficiais da estação do INMET do município. Mas foi Serafina Corrêa, na Serra, a cidade com maior frio: 5,1ºC.

O tempo firme se mantém durante toda esta terça-feira, por conta da atuação de uma massa de ar mais frio e seco. O sistema atua sobre o estado, inibindo a formação de nuvens de chuva. Nesta quarta-feira (28), há possibilidade de geada entre as serras do Rio Grande do Sul e de Santa Catarina.

Porto Alegre

Em Porto Alegre, a mínima oficial, registrada pelo INMET, foi de 14,2°C. A estação meteorológica fica localizada no bairro Jardim Botânico, na zona leste da Capital. Por isso, é provável que outros bairros da cidade possam ter passado por temperaturas menores durante o amanhecer.