Migrantes criam 1ª cooperativa habitacional em Porto Alegre

Migrantes criam a 1ª cooperativa habitacional em Porto Alegre

A primeira cooperativa habitacional formada por migrantes latino-americanos foi fundada em Porto Alegre na última semana. A Cooperativa Habitacional Migrantes do Sul (Cohmisul) facilitará os processos tanto por busca por unidades habitacionais, quanto por regularização fundiária.

Os primeiros movimentos para a organização cooperativista dos migrantes ocorreram em 2015. O projeto conta com apoio da Equipe de Cooperativismo e Programas Auto Gestionários (Ecoopag) do Departamento Municipal de Habitação (Demhab).

“Temos agora a cooperativa registrada. Precisamos acelerar os processos que irão se traduzir em habitação de fato”, destacou o secretário André Machado.

“Hoje, com a cooperativa, temos uma realidade materializada”, comemora o presidente da Cohmisul, Henry Pérez. Atualmente, a cooperativa congrega migrantes da Venezuela, Peru, Cuba, Equador e Bolívia.

A Secretaria de Habitação e Regularização Fundiária está formatando, internamente, uma proposta que poderá permitir que cooperativas como a dos migrantes adquiram terrenos do município para a construção de moradias populares. O projeto ainda será discutido no âmbito da prefeitura e, depois, encaminhado para a Câmara de Vereadores.