Médicos da Santa Casa realizam procedimento inédito

Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizaram um procedimento inédito na instituição para o tratamento de tumores de fígado.

Compartilhe:

Médicos da Santa Casa de Misericórdia de Porto Alegre realizaram um procedimento inédito na instituição para o tratamento de tumores de fígado.

Nesta segunda-feira (19), a equipe de Alex Hörbe, da unidade de Radiologia Intervencionista da Neurorradiologia do Hospital São José, juntamente com Rodrigo Mariano, da cirurgia digestiva da Santa Casa, e com o apoio de Antonio Kalil, diretor médico da Santa Casa e chefe da cirurgia oncológica, realizaram o procedimento.

Segundo a Santa Casa, foi realizada a ablação de metástases hepáticas de tumor colorretal, uma técnica minimamente invasiva que, com a utilização de uma agulha especial de microondas, permite o tratamento dos tumores sem cirurgia.

“O grande diferencial desta técnica é a possibilidade de tratamento de lesões maiores e com menos restrição de localização em relação à técnica convencional por radiofrequência. Na prática, o que se faz é a introdução de uma agulha especial no tumor, e esta realiza a queima da lesão e de uma pequena margem de segurança do tecido adjacente”, disse Hörbe.

Ainda de acordo com o especialista, a técnica pode ser indicada para vários tipos de tumores hepáticos, renais e pulmonares e é realizada na maioria dos casos com um corte mínimo na pele, sem necessidade de pontos e o paciente tendo alta no mesmo dia.

A nova técnica, ainda recente no país, é mais uma alternativa de terapia minimamente invasiva para o tratamento dos pacientes oncológicos, um dos focos de pesquisa e atuação da Santa Casa.


Compartilhe: