Instituição de ensino inicia atendimentos gratuitos de reabilitação para pacientes da Covid-19 em Cachoerinha

Inicialmente para a realização dos atendimentos os interessados devem telefonar e agendar horário para a primeira consulta que será virtual.

Após a alta de pacientes infectados do coronavírus, são comuns algumas sequelas motoras e respiratórias, sendo necessário o apoio de sessões de fisioterapia na reabilitação.

Pensando em contribuir com a recuperação da comunidade, o Centro Universitário Cesuca, instituição que integra o grupo Cruzeiro do Sul Educacional, realizará a partir de 3 de maio, atendimentos gratuitos de reabilitação e telereabilitação, para todos aqueles que não têm condições de pagar por esse serviço.

Desenvolvido pelas coordenadoras e professoras do curso de Fisioterapia do Cesuca, Sílvia Lemos Fagundes e Sandra Magali Heberle e os alunos do curso, o atendimento é oferecido em parceria com a Secretaria Municipal da Saúde de Cachoeirinha.

“O processo de recuperação do paciente vai além dos testes sobre a presença do vírus no organismo. Cada vez mais são observadas e estudadas diversas formas de sequelas na alta pós-internação, como fraqueza muscular e respiratória, fadiga, alterações de sensibilidade, entre outras, e é por isso, que o trabalho gratuito realizado pelo projeto é tão importante”, aponta Sandra.

Remota e presencial

A iniciativa atenderá a população de forma remota e presencial, terças e quintas, no horário das 16hs às 18hs, com orientação à realização de exercícios físicos e cardiorrespiratórios.

“Para casos mais leves, faremos teleatendimentos e, atendimentos presenciais, para os casos mais graves. De qualquer forma, a primeira consulta é virtual e, a partir daí, é avaliado o tipo de atendimento adequado para a continuidade do tratamento”, ressalta Sílvia.

Os atendimentos serão feitos até dia 15 de dezembro, e com possibilidade de prorrogação diante da necessidade da população.

Nos casos presenciais, os pacientes deverão comparecer na Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Cesuca.

“O objetivo principal é a reabilitação da comunidade e a melhora da saúde, que é tão importante nos dias de hoje. E no momento de incertezas, de isolamento social e das barreiras geográficas, a telemedicina aproximará a Instituição, o acadêmico e a comunidade, auxiliando as pessoas carentes e necessitadas com atendimentos e reabilitação” explica  Sandra.

Por fim, as professoras apontam que serão levados em consideração nos atendimentos, pessoas com comorbidades, a qualidade da assistência, o tempo de internação e o uso da ventilação mecânica invasiva.

“O curso de Fisioterapia pretende desenvolver um programa de reabilitação, seguindo como parte de tratamento no período pós-alta, de acordo com as necessidades individuais dos pacientes”, finaliza.

Como funcionarão os atendimentos

Inicialmente para a realização dos atendimentos os interessados devem telefonar e agendar horário para a primeira consulta que será virtual, e após serão realizadas avaliações e reavaliações, com a elaboração de um plano fisioterapêutico com tele acompanhamento.

Durante o processo, também serão distribuídos materiais informativos, como cartilha virtual e vídeos sobre melhorias de qualidade de vida, prevenção e promoção da saúde do paciente e seus familiares.

Entre os tratamentos que a serem realizados, estão a mobilização precoce iniciada durante a hospitalização e continuada, exercícios respiratórios e fortalecimento de musculatura respiratória.

Além disso, serão realizados o treino de equilíbrio e ortostase, treino de marcha e fortalecimento de membros superiores e inferiores.

Serviço:

Atendimentos de reabilitação após Covid-19

Período: de 03 de maio a 15 de dezembro
Local: Clínica Escola de Fisioterapia do Centro Universitário Cesuca
Horário: terças e quintas, no horário das 16h00 às 18h00
Endereço: Rua Silvério Manoel da Silva, 160 – Colinas – Cachoeirinha – RS
Contato: para informações e inscrição, poderão entrar em contato pelo telefone e whatsApp (51) 99919-8803 (Bianca Ribeiro) ou pelo e-mail: [email protected]