Distanciamento Controlado: 21 regiões do RS continuam na bandeira preta

As 21 regiões seguem classificadas em risco altíssimo devido a grande pressão sobre a capacidade hospitalar.

O Rio Grande do Sul entra na sétima semana consecutiva em bandeira preta. O governo do Estado divulgou na tarde desta sexta-feira (9) o mapa da 49ª rodada do Distanciamento Controlado.

De acordo com o governo, as 21 regiões seguem classificadas em risco altíssimo devido a grande pressão sobre a capacidade hospitalar.

Mesmo com a melhora em indicadores de internação de leitos clínicos e de UTI e com redução no número de óbitos, a trava de segurança do modelo ainda é acionada pela baixa quantidade de leitos de UTI livres em comparação com leitos ocupados.

Segundo o governo do Estado, a salvaguarda estadual foi adotada porque, quando a capacidade hospitalar está próxima do limite, alguns dados podem sofrer atrasos de preenchimento devido à sobrecarga das equipes.

Considerando o aumento de 1% no número total de leitos de UTI existentes e a redução de 3% no número de internados, houve nova elevação da razão de leitos de UTI livres para cada ocupado.

No entanto, a taxa de ocupação de leitos segue próxima a 100%, o que indica continuidade da pressão sobre o sistema hospitalar. Em algumas regiões, a operação segue acima da capacidade indicada.

Ou seja, quem adoecer neste momento ainda encontrará os hospitais lotados.

Mapa definitivo

Esse já é o mapa definitivo, sem possibilidade de envio de pedidos de reconsideração, devido à gravidade do cenário.

Também segue suspensa a Regra 0-0, a partir da qual municípios sem registro de óbito ou hospitalização de moradores nos últimos 14 dias poderiam adotar protocolos de bandeira imediatamente inferior.

A cogestão regional, por sua vez, está permitida.