Defesa Civil emite alerta para risco de temporais no Rio Grande do Sul

A Defesa Civil do Rio Grande do Sul emitiu uma advertência meteorológica diante do risco de temporais no Estado. O motivo é o avanço de uma frente fria, que se forma no Uruguai e avança pelo RS. O alerta é válido até o domingo (11).

O alerta destaca a possibilidade de chuvas intensas nas regiões da Fronteira Oeste, da Campanha e na região Sul do RS. Também podem ocorrer, adverte o órgão, trovoadas e rajadas de ventos moderados a fortes. CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) e o INMET (Instituto Nacional de Meteorologia), no entanto, não emitiram avisos para temporais no Rio Grande do Sul.

Em caso de emergência, os moradores podem ligar para os telefones 193 e 199.

Risco de temporais até domingo

Conforme a Sala de Situação da Secretaria do Meio Ambiente do RS, há potencial para chuvas eventualmente fortes, com trovoadas, risco de granizo. Também podem ocorrer ventos em forma de rajadas entre 50 km/h e 70 km/h entre o Sul, Campanha e Fronteira Oeste. No entanto, nas áreas mais ao norte ainda tem sol e calor.

No domingo (11), há risco para chuvas com temporais isolados pelo Estado, mas é o vento que deve ganhar intensidade, com rajadas na casa dos 50 km/h no interior e entre 70 km/h e 90 km/h no sul e faixa leste. As temperaturas ficam bem mais amenas com o tempo fechado. A partir de segunda-feira o tempo vai abrindo com a entrada de uma nova massa de ar seco empurrada pelos ventos de sul.