Comércio e restaurantes poderão abrir no RS neste sábado

Comércio não essencial e restaurantes poderão abrir no Rio Grande do Sul neste sábado, apesar do risco elevado para Covid-19

O governo do RS permitirá a abertura de atividades não essenciais, como o comércio e restaurantes, apenas no sábado (3), entre 5h e 20h.  A informação foi confirmada pelo governador Eduardo Leite.

Na Sexta-feira Santa (2) e no domingo de Páscoa (4), no entanto, a suspenção das atividades segue valendo. Conforme Leite, a decisão ocorreu após reunião dos integrantes do Gabinete de Crise com entidades e prefeitos.

De acordo com o Executivo, houve leve melhora no cenário epidemiológico da Covid-19, apesar de um total 2.620 pacientes internados UTIs no RS, ocupação acima dos 100%, segundo dados do próprio governo gaúcho.

“Estamos liberando o comércio não essencial para trabalhar no próximo sábado, até as 20h, acolhendo um pedido dos setores econômicos ligados ao consumo da Páscoa. Será uma abertura pontual e cuidadosa, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária. A liberação será autorizada apenas para o sábado. Na sexta-feira e no domingo, portanto, segue a restrição, porque, apesar da leve melhora de alguns indicadores nos últimos dias, ainda estamos em bandeira preta e o risco imposto pela Covid-19 à população gaúcha é elevadíssimo”, justificou Leite.