Chega ao Brasil primeiro lote da vacina da Pfizer; Porto Alegre vai receber mais de 30 mil doses

De acordo com o Ministério da Saúde, as capitais receberão as doses de forma proporcional e igualitária.

O primeiro lote de 1 milhão de doses de vacinas da Pfizer chegou no começo da noite desta quinta-feira (29) no aeroporto internacional de Viracopos, em Campinas (SP).

Segundo o Ministério da Saúde, as doses deverão ser usadas prioritariamente nas capitais em razão das condições específicas de armazenamento, que precisa ocorrer em temperaturas muito baixas.

De acordo com o Ministério da Saúde, as capitais receberão as doses de forma proporcional e igualitária. Os frascos serão entregues em temperaturas entre -25ºC e -15ºC.

A conservação, nessa faixa de temperatura, pode ser feita apenas durante 14 dias. Se mantidas em temperaturas de armazenamento entre 2ºC e 8ºC, da rede frio dos estados, o prazo para aplicação das doses diminuiu para cinco dias.

O governo brasileiro comprou 100 milhões de doses do imunizante da Pfizer. Em março, em reunião com a farmacêutica, o MS apresentou a previsão de que até junho seriam entregues 13,5 milhões.

Segundo a Secretaria Estadual da Saúde, 32.760 serão destinadas ao Rio Grande do Sul. A remessa chega a Porto Alegre entre segunda (3) e terça-feira (4).