Vídeo mostra situação na UTI do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre

Hospital Moinhos de Vento, um dos maiores da rede privada no Estado, tem superlotação de 130%. Ontem, empresário foi até a entrada do hospital e questionou "falta de tumulto" no local.

Um vídeo divulgado pelo grupo “Unidos Contra o Colapso” mostra a situação em parte da ala Covid na UTI (Unidade de Terapia Intensiva) do Hospital Moinhos de Vento, em Porto Alegre. O grupo hospitalar, um dos maiores do Estado, enfrenta superlotação de 130% por causa do aumento no número de casos de Covid-19. Ontem, um empresário foi até a frente do estabelecimento e fez uma série de críticas sem fundamento, como a movimentação da área externa estar “tranquila”. O Moinhos de Vento se manifestou, horas depois, por meio de nota.

A gravação mostra a área externa do hospital, sem grande movimentação e com o texto “Tudo tranquilo do lado de fora do hospital”. Em outra cena, aparece a pergunta “Onde estão os casos graves de Covid-19”. Segundos depois, são mostradas as cenas da ala de terapia intensiva do Moinhos de Vento. É possível ver dezenas de pacientes recebendo atendimento intensivo, todos entubados e respirando com ventilação mecânica. Também é possível ver os enfermeiros fazendo o atendimento constante dos hospitalizados.

A UTI do Hospital Moinhos Vento tem 86 pacientes recebendo atendimento. No entanto, o hospital tem apenas 66 leitos operacionais. Ou seja, leitos de retaguarda estão sendo usados no suporte de vinte vidas.

Empresário fez vídeo questionando “normalidade” em frente ao hospital

Ontem, um empresário foi até a frente do hospital. No conteúdo, acusou o estabelecimento de saúde de mentir, e sugeriu que a situação vivida era “tranquila”. “Não tem tumulto, as pessoas tranquilas… Se tu tem um alarde, um problema sério de saúde, as pessoas que têm seus entes hospitalizados não estariam aqui na rua, olhando por seus mortos, chorando na frente”, questionou.

Nesta quinta-feira, o vereador Leonel Radde (PT) registrou um Boletim de Ocorrência na Polícia Civil contra o empresário. Ele deve ser investigado pela Polícia Civil.

Em nota, o hospital respondeu e fez duras críticas ao vídeo. “A ideia de normalidade sugerida pelo vídeo é, na verdade, resultado das medidas adotadas pelo Comitê de Enfrentamento da COVID-19, visando manter os padrões de qualidade assistencial e médica da instituição. O Hospital Moinhos de Vento reforça que esse tipo de conteúdo é irresponsável e fere princípios legais, pois expõe pacientes da instituição sem autorização de uso da imagem”, afirmou a entidade.

Leia a nota do hospital

O Hospital Moinhos de Vento esclarece que o vídeo gravado nas dependências da instituição e que sugere que a situação vivida é tranquila não reflete a realidade. Além de captado sem autorização, traz informações imprecisas. O hospital registra, hoje, os mais altos índices de internações e agravamento de casos.
Conforme já divulgado em nota nesta semana, a instituição está com mais de 100% de ocupação dos leitos de terapia intensiva e também opera acima da capacidade destinada a pacientes infectados pelo coronavírus nas áreas de internação.
 
O hospital abriu leitos de terapia intensiva de retaguarda e fechou a tenda de atendimento a pacientes com suspeita de infecção pelo coronavírus, citada na gravação, direcionando para o atendimento da Emergência, que só recebe casos classificados como vermelho e laranja. Também, limitou a transferência de pacientes que necessitam de leitos no Centro de Terapia Intensiva. Os esforços são voltados a proporcionar o suporte necessário para ocasionar os melhores desfechos possíveis. Familiares de pacientes com COVID-19 não circulam pelo hospital e são orientados a permanecer em casa, uma vez que as visitas são vedadas nestes casos.

O Hospital Moinhos de Vento reforça que esse tipo de conteúdo é irresponsável e fere princípios legais, pois expõe pacientes da instituição sem autorização de uso da imagem. Também alerta a população para que desconfie e não compartilhe informações não oficiais e duvidosas. Além disso, os profissionais de saúde da instituição se sentiram desrespeitados num momento em que muitos estão privados do convívio familiar e com todas as atenções e esforços voltados ao atendimento dos pacientes com um único objetivo: salvar vidas.

Hospital Moinhos de Vento