RS atinge marca de aplicação de 1 milhão de doses de vacinas contra a Covid-19

De acordo com o governo do Estado, 747.531 pessoas receberam a primeira dose e 261.582 já completaram a imunização com duas doses.

O Rio Grande do Sul ultrapassou, no início da tarde desta segunda-feira (22), a marca de 1 milhão de doses da vacina contra o coronavírus aplicadas na população gaúcha.

De acordo com o governo do Estado, 747.531 pessoas receberam a primeira dose e 261.582 já completaram a imunização com duas doses (dados obtidos às 12h15). Esse número representa a aplicação da primeira dose em 14,7% das pessoas que integram o grupo prioritário para a vacinação.

“Em vários grupos prioritários, como moradores e funcionários de instituições de longa permanência e profissionais de saúde que atuam diretamente na linha de frente do combate à Covid-19, por exemplo, já atingimos praticamente 100% das pessoas”, afirma a diretora do Departamento de Atenção Primária e Políticas de Saúde da Secretaria da Saúde, Ana Costa.

“A ampliação e aceleração da imunização, tão fundamentais neste momento crítico que vivemos, depende do envio regular e breve das vacinas pelo Ministério da Saúde, cumprindo os cronogramas anunciados.”

Distribuição 

Na tarde desta segunda, começam a ser distribuídas para as coordenadorias regionais de saúde  as 322.050 doses de vacinas enviadas sábado (20) pelo ministério.

“Peço celeridade aos municípios na aplicação, até com forças-tarefa, pois temos que correr para ampliar o número de pessoas vacinadas”, disse a secretária da Saúde, Arita Bergmann.