Rio Grande do Sul tem ao menos 248 pacientes aguardando transferência para UTIs

Nesta quarta-feira, o Estado tem mais de 3 mil pessoas em atendimento de alta complexidade. Ocupação de leitos clínicos ultrapassou a barreira dos 80%.

O Rio Grande do Sul tem ao menos 248 pacientes aguardando vagas em UTIs (Unidades de Terapia Intensiva) nesta quarta-feira (10). Os dados são da SES/RS (Secretaria Estadual da Saúde), com base nas informações da central de regulação de leitos do Estado. A informação sobre a fila para atendimento de alta complexidade foi divulgada pelo jornal O Estado de S. Paulo.

Nesta quarta-feira, o Estado tem mais de 3 mil pessoas em atendimento de alta complexidade. São, ao todo, 3.072 pacientes internados e fazendo uso de respiradores, conforme os dados do painel Covid, que aponta a ocupação de leitos no RS. A maioria absoluta tem diagnóstico positivo ou suspeita de Covid-19. Cerca de 75% dos internados estão nesta condição: são 2.291 com teste afirmativo e mais 149 com suspeita de contágio pelo vírus Sars-Cov-2.

Outros 248 pacientes aguardam transferência para leitos de alta complexidade. O número, porém, é dinâmico, mudando a toda hora por causa da criação e liberação de novas vagas e – infelizmente – pela vacância de leitos causada pela morte de pacientes internados.

A ocupação de leitos de UTI é maior na rede privada, onde 1.075 pessoas recebem atendimento em 861 vagas. No SUS (Sistema Único de Saúde), a ocupação é muito alta, mas não há esgotamento absoluto de unidades. São atendidos 2.133 pessoas nas 2.211 UTIs disponíveis.

Mesmo assim, há dificuldades para os doentes receberem atendimento adequado. Isso ocorre pela grande demanda de internações na Região Metropolitana (que inclui Vale do Sinos e Litoral Norte), na Região dos Vales do Taquari e Rio Pardo, na região da Serra gaúcha e no Norte do Estado. Apenas a região Centro-Oeste (Campanha e Fronteira Oeste) e Sul têm menor ocupação de leitos.

Somente em Porto Alegre, conforme dados da Prefeitura, são 147 pacientes aguardando vagas de alta complexidade, na manhã desta quarta-feira. A Capital gaúcha possui outras 335 pessoas nas emergências dos hospitais de referência e das UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) aguardando transferência para leitos clínicos em hospitais especializados. Porto Alegre tem, na manhã desta quarta-feira, 991 pacientes internados nas UTIs, sendo que 752 possuem diagnóstico positivo para Covid-19. Outros 42 pacientes têm suspeita de terem contraído a doença. A ocupação nas UTIs cidade é de 111%.

Conforme a SES, apenas na região metropolitana (que inclui Vale do Sinos e Litoral Norte) há mais pacientes em atendimento que vagas habilitadas. Nas outras regiões do Estado, a ocupação é muito alta, mas sem esgotamento. A taxa de ocupação entre confirmados e suspeitos Covid-19 nesta quarta-feira (10) em enfermarias é de 81%, com 5.915 pessoas em atendimento nas 7.257 vagas de baixa complexidade.

Situação também é grave em Santa Catarina e no Paraná

A situação também é grave nos outros dois estados do Sul do Brasil. No Paraná, conforme da Secretaria da Saúde, há falta de leitos clínicos e de UTI. São 1.071 pessoas aguardando transferências para leitos. Destas, são 519 necessitando de atendimento intensivo e outras 552 aguardando por leitos clínicos.

Em Santa Catarina, são 388 pacientes a espera de UTI, conforme dados da Saúde do estado. Há esgotamento na capacidade de atendimento na terapia intensiva em várias regiões, como na região Oeste. No entanto, não faltam leitos de enfermaria.