Rio Grande do Sul tem alerta para vendavais e chuvas intensas entre sábado e domingo

O alerta de perigo potencial para a população gaúcha é válido para este sábado (20) e o domingo (21) em quase todo o Rio Grande do Sul. 

Compartilhe:

O CPTEC (Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos) emitiu uma advertência para ocorrência de vendavais e chuvas intensas no Rio Grande do Sul. O alerta de perigo potencial para a população gaúcha é válido para este sábado (20) e o domingo (21) em quase todo o Rio Grande do Sul.

Conforme o órgão, na área em vermelho no mapa (confira abaixo), ocorrerão pancadas de chuva de moderada a forte intensidade e que virão acompanhadas de raios. É elevado o potencial para temporais que virão acompanhados de chuva intensa em curto período de tempo.

O Centro de Previsão não descarta a possibilidade de rajadas de vento de forte intensidade e queda de granizo no oeste, centro e sul do RS entre a tarde deste sábado e madrugada do domingo.

Na região Noroeste do RS e Oeste de SC ocorrerão temporais de forma mais isolada na tarde deste sábado. Na região metropolitana de Porto Alegre, há condição para chuvas fortes entre a madrugada e manha do domingo.

No caso de dúvidas e emergências, ligue para a Defesa Civil (telefone 199) ou Corpo de Bombeiros (193).

Alerta de temporais emitido pelo INMET. Crédito: Arte / Agora no RS

Defesa Civil de Porto Alegre em alerta

O alerta do CPTEC colocou a Defesa Civil de Porto Alegre em sobreaviso para ocorrência de temporais. São esperadas pancadas de chuva com intensidade moderada a forte, queda de granizo e trovoadas. Também podem ocorrer rajadas de vento entre o fim da tarde deste sábado e o domingo.

O evento climático poderá afetar a mobilidade e a rotina da população de Porto Alegre. A Defesa Civil e a Copae (Comissão Permanente de Atuação em Emergência), integrada pelos órgãos municipais, estão em alerta acompanhando as atualizações da previsão do tempo, com equipes prontas para atendimento à população.


Compartilhe: