Reabertas as agências FGTAS/Sine de municípios em cogestão

Reabertas as agências FGTAS/Sine de municípios em cogestão

As Agências FGTAS/Sine com sede em municípios com restrições de bandeira vermelha reabrem nesta quarta-feira (24). O horário de funcionamento será de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h. Atendimentos de encaminhamento de seguro-desemprego ocorrerão, preferencialmente, mediante agendamento. Clique aqui para acessar a relação de e-mails e telefones das unidades disponível no site.

Nos municípios que não aderiram ao sistema de cogestão, as agências permanecem fechadas temporariamente. Nessas localidades, os servidores estão em regime de teletrabalho, e os atendimentos seguem por meio dos canais virtuais.

Os trabalhadores podem ter acesso às informações sobre seguro-desemprego e intermediação de vagas através do chat disponível no site da FGTAS, e dos seguintes canais digitais.

Intermediação

A intermediação de mão de obra envolve a captação de vagas de trabalho junto aos empregadores e o encaminhamento de trabalhadores para participarem dos processos seletivos, ou seja, as agências aproximam empresas que necessitam contratar profissionais aos trabalhadores que buscam oportunidade.

Para se candidatar às vagas de emprego pela internet, os trabalhadores devem acessar o aplicativo Sine Fácil (disponível na Play Store e Apple Store).

O empregador pode disponibilizar vagas de trabalho por meio do preenchimento do formulário disponível no site da FGTAS ou do cadastro de vagas no Portal Emprega Brasil do Ministério da Economia. Entre as vantagens de selecionar trabalhadores por meio das Agências FGTAS/Sine estão o encaminhamento de trabalhadores de acordo com o perfil buscado pela empresa, a divulgação das vagas e a possibilidade de selecionar trabalhadores para atuarem em outras cidades.

Seguro-desemprego

O seguro-desemprego é um auxílio financeiro concedido ao trabalhador demitido sem justa causa. O trabalhador pode realizar o encaminhamento do benefício pela internet após sete dias da dispensa, por meio do aplicativo Carteira de Trabalho Digital ou do portal www.gov.br.

Ao acessar a conta, é preciso clicar em “Solicitar seguro-desemprego” e informar o número do requerimento que está no comunicado de dispensa. Em seguida, confirmar a solicitação e obter um comprovante ao final do processo. Se a solicitação online for concedida automaticamente, o trabalhador receberá a informação de que a emissão das parcelas ocorrerá em 30 dias contados a partir da data de liberação pelo sistema. Caso ocorra problemas no encaminhamento on-line, será necessário entrar em contato pelo telefone 158.

Se o sistema notificar pendências, o cidadão deve enviar e-mail para a Agência FGTAS/Sine da sua cidade para que seja fornecido auxílio nas situações de seguro empregado doméstico, seguro com alvará judicial, seguro por término de contrato ou se o sistema acusar confirmação no posto e divergência de dados cadastrais.

Carteira de trabalho

A carteira de trabalho digital é equivalente à versão física e está previamente emitida a todos os inscritos no Cadastro de Pessoas Físicas – CPF, sendo necessária apenas a habilitação. O acesso pode ser efetuado por meio de computador ou celular com internet no site do governo federal ou através do download gratuito do aplicativo disponível nas lojas virtuais Play Store ou App Store.

Programa Gaúcho do Artesanato

Os artesãos registrados no Programa Gaúcho do Artesanato (PGA) poderão renovar sua carteira de artesão pela internet. Basta preencher o formulário disponível aqui. Os artesãos deverão anexar, no formulário, os comprovantes de pagamento da guia e de residência, uma foto 3 x 4 atualizada, cópias da carteira de identidade e do CPF.

Os artesãos que desejarem realizar a inclusão de nova matéria-prima em sua carteira deverão, ainda, agendar a aplicação do teste de habilidade na Agência FGTAS/Sine do seu município. Poderão entrar em contato direto com a unidade mais próxima por telefone, WhatsApp ou e-mail.

O teste consiste na elaboração de uma peça artesanal por matéria-prima/técnica a ser cadastrada, em todas as suas fases (início e conclusão), diante de um servidor da FGTAS, que realizará o registro por meio de fotografias e vídeos para a análise por parte dos técnicos do Programa Gaúcho do Artesanato.