Porto Alegre tem transmissão comunitária de variante mais contagiosa do coronavírus

Estudos feitos por pesquisadores brasileiros indicam que esta mutação seja entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível que as versões anteriores do vírus.

Compartilhe:

Porto Alegre tem transmissão comunitária de uma nova variante do coronavírus pouco menos de um ano depois do primeiro caso de Covid-19 na cidade. A informação foi divulgada, nesta terça-feira (2), em um alerta pelo CEVS (Centro Estadual de Vigilância em Saúde do Rio Grande Sul) e a Diretoria de Vigilância em Saúde de Porto Alegre.

Conforme os órgãos de saúde, a nova cepa do vírus é da variante P.1. do Sars-Cov2, identificada em Manaus (AM). Estudos feitos por pesquisadores brasileiros indicam que esta mutação seja entre 1,4 e 2,2 vezes mais transmissível que as versões anteriores do vírus. Os cientistas estimam ainda que parte dos indivíduos que já tiveram Covid-19 possam ser reinfectados.

A identificação da variante P.1. ocorreu em parceria com o Hospital de Clínicas de Porto Alegre. Os dados são oriundos de um projeto de pesquisa com objetivo de descrever o perfil genômico de amostras sequenciadas pelo laboratório da instituição.

A transmissão é considerada comunitária quando não é possível rastrear a origem da infecção. Ou seja, isso indica que o vírus já circula entre as pessoas daquela região, definindo a transmissão comunitária no município de Porto Alegre.

De acordo com o CEVS, foram identificados 21 casos de pessoas residentes em Porto Alegre com a nova variante. Em 13 dos 21 casos não foi possível estabelecer contato com pessoas que tenham viajado para localidades específicas – caracterizando a transmissão comunitária.

Em 5 casos, a investigação preliminar identificou relação com pessoas vindas de locais com circulação de P.1. Os demais 3 casos, munícipes de Porto Alegre, seguem em investigação quanto à fonte de infecção. Os dados da pesquisa também relatam outros 4 exames com sequenciamento genômicos para P.1. que permanecem em investigação.


Compartilhe: